Professores das escolas do campo participam de encontro sobre alfabetização na perspectiva do letramento

29 de dezembro de 2022 às 14h08.

Professores da rede municipal de ensino de Vargem Alta, que atuam nas escolas do campo do 1º ao 5º ano, participaram de um encontro no Polo da UAB, em Vargem Alta, com a finalidade de refletir sobre as práticas pedagógicas em alfabetização, que aconteceu em 19 de agosto.

Com a pandemia da covid-19, os estudantes tiveram que ficar por um longo período com atividades não presenciais e sem a mediação direta do professor, sendo que com o retorno, ficou constatado os prejuízos pedagógicos decorrentes da pandemia, ainda que a Secretaria Municipal de Educação tenha viabilizado material impresso para os estudos em casa.

Neste sentido, muito tem sido os desafios, e alfabetizar todas as crianças até os 08 anos de idade é um desses desafios que requer estudos, reflexões, avaliações e análises do trabalho pedagógico desenvolvido. Assim, o encontro realizado propiciou uma revisita aos métodos de alfabetização destacando quais estão na perspectiva do letramento, como também foi um momento de trocas de experiências.

Para enriquecer os debates, cada escola ficou incumbida de fazer uma apresentação relacionada ao tema, como também trazer sugestões de propostas que já realizam e que tem sido muito significativa para que as crianças avancem nas habilidades de leitura e escrita.

A avaliação sobre o encontro mostrou que todos gostaram e que a troca de experiências e as abordagens sobre alfabetização foram relevantes e contribuíram para a construção de nossos saberes, muito úteis para prática pedagógica.

O apoio da secretária municipal de Educação, Michele de Oliveira Sampaio, e da equipe de pedagogos da SEME, foi crucial para que mais essa ação em prol da educação de qualidade social acontecesse.