Professor em Foco: Prêmio valoriza as boas práticas e experiências educativas dos professores de Vargem Alta

29 de dezembro de 2022 às 16h21.

Na terça-feira (27), em sessão ordinária da Câmara Municipal de Vargem Alta, aconteceu a premiação dos vencedores da primeira edição do Prêmio “Professor em Foco”.

O Concurso esteve aberto a todos os professores que atuam na sala regular e na educação especial do município, com objetivo de valorizar as boas práticas e experiências educativas dos professores da rede pública municipal de ensino de Vargem Alta, abrangendo temáticas interdisciplinares com relevância em contextos socioculturais.

As práticas foram apreciadas por comissão avaliadora, que analisou as propostas apresentadas de acordo com as exigências previstas no edital SEME Nº 065/2022, sendo os projetos classificados de acordo com a relevância do tema; princípios da Base Nacional Comum Curricular - BNCC; articulação entre objetivos/habilidades/competências, problematização e os resultados; interdisciplinaridade; prática inovadora;  possibilidade de aplicação e ampliação em outras turmas; estratégias pedagógicas que impactam na melhoria do processo educativo;  práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento da autonomia e independência do estudante; evidências de aplicação do projeto.

A Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação trabalharam na primeira edição do Concurso “Prêmio Professor em Foco 2022”, regulamentado por meio do Lei Municipal nº1407/22, que dispões sobre a premiação.

Na categoria Professor de Ensino Regular, o projeto vencedor foi da professora Gélia Cabral Cereza, com o projeto intitulado: “Prevenção das Diversas formas de violências através da cultura do Hip-Hop”. A EMEB Pedro Milaneze Altoé apoiou o projeto realizado pela professora e também será premiado.

Na categoria Professor de Educação Especial, o projeto vencedor é da Professora Laryssa Maria Ribeiro Christ, com o projeto intitulado “A importância da Merenda Escolar”. A EMEB José Helvécio Altoé também será premiado.

A premiação para o professor é recebimento do valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) e para a escola em que o professor atua o montante de R$ 2.000,00 (dois mil reais), como uma forma de incentivo e apoio à elaboração e realização do projeto.