Representantes de Vargem Alta visitam associação de catadores de material reciclável de Venda Nova do Imigrante

10 de janeiro de 2023 às 16h11.

Na tarde desta terça-feira (10), os secretários municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Camila Lorenzoni, e de Meio Ambiente, Helimar Rabello, e a procuradora do município, Paula Sartório, visitaram a Associação de Catadores de Material Reciclável de Venda Nova do Imigrante – ASCAVENI, dando sequência ao processo de instalação e formalização de uma associação de catadores e implantação da coleta seletiva em Vargem Alta.

Os representantes se reuniram com a presidente da associação, Aparecida da Silva, e com o tesoureiro, Noel Zeferino, buscando saber informações sobre a operacionalização e o funcionamento da entidade, que está em operação há nove anos no mercado.

A Prefeitura está com um projeto que objetiva a criação de um sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos no município e a posterior criação de uma associação de catadores para trabalharem nesse setor, envolvendo a conscientização da população sobre a importância de separar os resíduos recicláveis que seriam jogados no lixo, a coleta seletiva por parte da Prefeitura e a separação e venda dos materiais recicláveis por parte da associação de catadores, gerando renda para os trabalhadores associados.

Em junho de 2022, a coleta seletiva de lixo e reciclagem foram temas de reunião entre trabalhadores, Aderes e Poder Público de Vargem Alta, onde deu o primeiro passo para a estruturação deste procedimento no município.