Projeto juntos pela agricultura capixaba vai mapear segmentos produtivos rurais de Vargem Alta

19 de janeiro de 2023 às 13h07.

Com o objetivo de mapear produtores rurais de Vargem Alta e realizar um diagnóstico de suas necessidades para estabelecer um plano de ações e melhorias o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), a Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (Faes), Sindicado Rural o Governo do Estado e a Prefeitura se unem no projeto juntos pela agricultura capixaba.

Na manhã desta terça-feira (17), os secretários Municipais de Saúde, Jhonata Scaramussa, e de Agricultura, Ozeas Pasti, agente territorial do Sebrae/Senar, Wagner Fernandes, o mobilizador do Sindicato Rural, Francisco Gomes de Almeida “Chiquinho”, e o chefe de departamento de agropecuária, Gabriel Magri, se reuniam para traçar as metas para início do programa no município.

O Programa

O Programa pretende mapear todos os produtores rurais do Estado do Espírito Santo e para alcançar esse objetivo, 47 agentes territoriais estão sendo capacitados para dar início a esse censo, que prevê alcançar 17 mil propriedades em todo o território capixaba. O diagnóstico acontece de janeiro a maio. No 16 de janeiro os agentes começaram as atividades, indo a campo para obter informações precisas e estratégicas do setor produtivo rural dos municípios.

Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, essa parceria é essencial e potencializa o alcance do projeto. “Sem nossas parcerias, um trabalho de diagnóstico com essas dimensões não seria possível. Temos muito a agradecer a todos aqueles que estão lá no dia a dia, como, por exemplo, os sindicatos rurais, que sabem os problemas do agricultor e como chegar até eles. Ao lado da Faes, Senar e Governo do Estado vamos aprimorando esse trabalho e teremos outros passos importantes para avançar em direção às melhorias na agricultura”.

Valorização do campo

O presidente do sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos Rurais, Júlio Rocha, reforça que o novo projeto com o Sebrae/ES vai ao encontro de tudo que essas entidades defendem. “A Federação é a entidade que representa os produtores rurais capixabas, defendendo os interesses da categoria. Lutamos pelo homem do campo em fóruns de decisões municipais, estaduais ou nacionais que afetam ou influenciam o setor primário. Começar essa parceria com o Sebrae converge com tudo que procuramos oferecer diariamente para essa população, no estudo e soluções dos problemas que se relacionem com nosso segmento”.