Probacias: Construção de caixas secas, barraginhas e cochinhos beneficia produtores rurais da região de Guiomar

16 de fevereiro de 2023 às 15h22.

O Programa de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas (Probacias), projeto pioneiro no Estado, gerenciado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos - Agerh, que consiste na execução de ações voltadas ao saneamento básico rural (tratamento de esgoto sanitário rural), já construiu 91 caixas secas, 13 barraginhas e 3 cochinhos na região de Guiomar, interior de Vargem Alta

A execução do serviço é realizada com mão de obra da Prefeitura de Vargem Alta e com equipamentos doados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Os proprietários dos terrenos onde as obras são executadas ficam responsável pela manutenção da área pelo período mínimo de três anos, devendo autorizar vistorias pré-agendadas pela Secretaria de Agricultura de Vargem Alta e demais parceiros do PROBACIAS.

Barraginhas

As barraginhas são pequenos reservatórios que possuem a forma de bacia, construídos em uma área escavada e tem como principal função a contenção das enxurradas, por meio da coleta da água que escoa em excesso em propriedades rurais ou estradas vicinais, permitindo a rápida infiltração da água no solo, entre uma chuva e outra, para reabastecer o lençol freático, preservando o solo e aumentando a sustentabilidade hídrica da região.

Caixas secas

As caixas secas são reservatórios tecnicamente dimensionados, construídos, em geral, nas margens de estradas para captar as águas da chuva. A técnica evita enxurradas, erosão, assoreamento dos rios e depredação das estradas pela chuva.

Cochinhos
São estruturas construídas em curva de nível, com pequenos reservatórios e dimensionamento técnico para reduzir o escoamento superficial das águas da chuva, com isso, armazenando água, facilitando a sua infiltração no solo, reduzindo a erosão do solo e a perda de nutrientes.

Probacias

O Programa de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas (Probacias) apresenta como áreas de atuação as bacias hidrográficas do Rio Itapemirim e do Rio Novo, com ações em três municípios, sendo: microbacias do Córrego Bom Destino – Distrito de Pacotuba (Cachoeiro de Itapemirim), do Córrego São Domingos (Muqui) e do Córregos Vargem Grande - Richmond e Rio Novo - Guiomar (Vargem Alta).

O Probacias Sul I é gerenciado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), e conta com diversos parceiros para o fortalecimento de suas ações. Compõem o arranjo interinstitucional do Programa: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES) Campus Santa Teresa, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo (IDAF) e os entes municipais contemplados: Cachoeiro de Itapemirim, Muqui e Vargem Alta.

O projeto consiste em ações voltadas ao saneamento básico rural, especificamente tratamento de efluentes sanitários rurais, e de controle de atividades geradoras de sedimento, incluindo ações de conservação de estradas rurais vicinais, sendo previsto o atendimento de até 600 propriedades rurais, conforme adesão dos produtores ao projeto, potencializando assim, benefícios diretos à saúde e a melhoria da qualidade de vida da população que mora na área de abrangência do programa.