Secretaria Municipal de Educação de Vargem Alta realiza evento de conscientização sobre o Autismo

29 de março de 2023 às 12h18.

No próximo domingo (02), é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para lembrar esta data tão importante, a Prefeitura de Vargem Alta, por meio da Secretaria de Educação, realizará um evento de conscientização.

Na programação, que acontece na terça-feira (04), haverá uma caminhada partindo da sede da secretaria, com saída às 7h30, passando pela rua Nicolau Monteiro até a Praça Alberto do Carmo.

A data lembra e conscientiza a sociedade acerca da luta pelos direitos daqueles que possuem diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A doença atinge aproximadamente 2 milhões de brasileiros e requer cuidados indispensáveis, principalmente quando se apresenta com outras comorbidades como a deficiência intelectual e a epilepsia.

O que é autismo?

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete a comunicação e a interação social da criança. O autista geralmente apresenta comportamentos restritivos e repetitivos.

Ocorre em diferentes graus: dos quadros mais leves, sem comprometimento de fala e da inteligência, até os mais graves, com grande comprometimento de fala, das relações interpessoais e da autonomia pessoal.

Fique atento!

Os Sintomas do autismo costumam aparecer antes dos 3 anos de idade, mas é possível diagnosticar o transtorno do espectro autista - TEA já no primeiro ano de vida.

Comprometimento na Comunicação Social

Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e em alguns casos, ausência de fala.

Dificuldade de interação Social

Dificuldade em fazer contato visual e inabilidade para interagir socialmente.

Atividades Restritivas e Repetitivas

Incidência de movimentos estereotipados e repetitivos e forma rígida de pensar.