Secretaria Municipal de Agricultura realiza curso para agricultores e agricultoras em parceira com Senar e Sindicato Rural

03 de abril de 2023 às 18h55.

A Prefeitura de Vargem Alta, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SMA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Rural – SENAR e o Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, ofereceu aos produtores rurais, o curso de operador de trator de pneu. Com total de 40 horas e com direito a certificado, a capacitação foi realizada em quatro dias, sendo finalizada dia 24 de março.

A capacitação faz parte de uma das várias ações que a secretaria está executando, promovendo a capacitação dos munícipes nas mais diferentes áreas agrícolas. O Senar visa proporcionar a mudança de atitude do produtor e do trabalhador rural, incentivando a formação do profissional rural, as atividades de promoção social, além do ensino técnico de nível médio, presencial e a distância.

Segundo o secretário de Agricultura, Gedison Canal, as capacitações em parceria com o Senar, contribuem para qualificar os produtores em diversas áreas de atuação. “Estamos buscando preparar a população da área agrícola com treinamento de qualificação profissional, visando atuação na sua propriedade ou um emprego para complementar a sua renda”, destacou Gedison Canal.

O instrutor do curso, Olímpio Vieira Neto, agradeceu a parceria realizada entre o sindicato e a Prefeitura. “Gostaria de agradecer ao Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal de Vargem Alta, representada pela Secretaria de Agricultura, pela estrutura e equipamentos disponibilizados. As atividades propostas foram executadas e ao final do curso os alunos conseguiram sair com o seu certificado e com mais esse conhecimento agregado”, disse Olímpio.

O curso contou com oito alunos dos mais diferentes locais do município, como Ayd, Boa Esperança, Departamento, Estação do Soturno, Guiomar, Jaciguá e Vargem Alta (sede). A parte teórica aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social, e a parte prática ocorreu na área do antigo Horto municipal, ambas na sede do município.

Outro curso em parceria com o Senar-ES será ofertado, porém, nas áreas de confeitaria e panificação, que está previsto para acontecer entre os dias 3 a 5 de abril. Caso tenha interesse em realizar outro curso oferecido pelo SENAR-ES, é só procurar a Secretaria de Agricultura que está localizada em cima da rodoviária municipal ou pelo contato: (28) 99939-2194.