Alunos de Vargem Alta lançam podcast com avós da comunidade

Biblioteca de Avós é resultado de oficinas ministradas em escola de Castelinho

14 de abril de 2023 às 12h09.

Alunos do 9º ano da EMEB João Domingos Fassarella lançam o podcast Biblioteca de Avós: um encontro de gerações de jovens e mais velhos da comunidade de Castelinho, em Vargem Alta. Em cada episódio conhecemos a história de um avô. No total são cinco episódios que estão disponíveis nas plataformas de áudio digitais (Spotify e Youtube) para ouvir gratuitamente.

A produção é fruto de oficinas que aconteceram durante o mês de março na escola da comunidade rural, em Castelinho. Durante todo o processo das oficinas os alunos construíram roteiro, gravaram as entrevistas e participaram da edição.

De acordo com Sara Passabon, produtora executiva, o projeto teve inspiração da "Biblioteca Humana", ação criada em 2000 na Dinamarca, pela ONG “Stop Violence!”, em que alguém vai para uma biblioteca e, ao invés de pegar um livro para ler, se encontra com uma pessoa para ouvir a história dela, promovendo assim um diálogo de diferentes culturas. "Adaptamos a ideia do projeto dinamarquês para a Castelinho focando apenas nos vovôs e vovós da comunidade, com o objetivo de valorizar as histórias orais e promover o contato pessoal", complementa Sara.

O projeto conta ainda com uma exposição fotográfica que irá circular em dois locais de Vargem Alta. Dos dias 18 a 28 de abril a mostra estará na Escola de Castelinho de 7h às 16h30. Já nos dias 02 a 06 de maio a mostra acontecerá na antiga estação Ferroviária no Centro de Vargem Alta, de 12h às 17h.

Biblioteca de Avós é uma realização de Tangerinas do Deserto Produções e foi aprovado no Edital 002/2021 - Diversidade Cultural Capixaba da Secretaria da Cultura do Espírito Santo com recursos do Funcultura. O projeto conta com o apoio da Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes de Vargem Alta, Funcultura e Secretaria de Cultura do Espírito Santo.

Serviço:

Mostra Fotográfica na EMEB João Domingos Fassarella

Dias: 18 a 28/04

Mostra na antiga Estação Ferroviária do Centro de Vargem Alta

Dias: 02 a 06/05

Escute Online o Podcast:

Ouça também nas plataformas digitais

Youtube: https://youtube.com/@tangerinasdodeserto

Spotify: https://open.spotify.com/show/2cyETep5vhpwTL8YjKtBAV?si=bb0250f7cf80442b

Créditos Fotos: Rickson Moura