Secretaria de Educação promove ações especiais sobre a Conscientização do Autismo

20 de abril de 2023 às 14h16.

A Secretaria de Educação de Vargem Alta, no Espírito Santo, realizou ações especiais em conscientização do autismo no mês de abril. A iniciativa teve como objetivo promover o diálogo e informar a comunidade escolar e a população em geral sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que afeta a comunicação, interação social e comportamento.

No dia 11 de abril, foi realizado o primeiro Simpósio em Conscientização do Autismo, no auditório do antigo colégio Cecaf, na Vila Esperança. O evento contou com a presença de profissionais da área da educação, equipe pedagógica, pedagogas escolares e professores do AEE. O simpósio teve como tema "Dia Mundial de Conscientização do Autismo: reflexões necessárias" e foi organizado pelo setor de educação especial/inclusiva da secretaria.

O evento contou com a participação da palestrante e professora, Renata de Oliveira Marcelino Boone, que abordou a importância do tema. Além disso, houve uma roda de conversa conduzida por profissionais da Educação Especial/Inclusiva, como a neuropsicopedagoga clínica e institucional, Beatriz Magnago Turini, a psicopedagoga educacional Gilcélia Roberto Silva Balarini e a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Renata Boone.

A programação de conscientização do autismo também incluiu uma caminhada no dia 04 de abril, que reuniu a comunidade escolar e profissionais em prol da causa. A caminhada partiu da sede da Secretaria de Educação e percorreu as ruas da cidade até a Praça Alberto do Carmo.

A iniciativa visa promover o diálogo e o compartilhamento de conhecimentos sobre o autismo, contribuindo para a conscientização e inclusão de pessoas com TEA na sociedade. A Secretaria de Educação de Vargem Alta reforça a importância do diálogo e da informação sobre o autismo para a promoção da inclusão e respeito às diferenças.