Projeto oferece formação gratuita sobre cinema e cineclubismo a estudantes de Vargem Alta

10 de maio de 2023 às 13h00.

A arte cinematográfica é centenária, assim como o apreço do público pelos filmes. Em tempos de internet e comunicação rápida, assistimos a filmes no computador, na tela do celular, e às vezes, na telona. Mas e a escola, é lugar de cinema?

Para a equipe do projeto Cineclubismo na escola: estímulo, formação e prática a resposta é sim. A iniciativa surgiu do diálogo entre os produtores Philipe Fassarella e Ludimilla Carvalho, que vão ministrar uma oficina de formação em cinema e cineclubismo na escola Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio - Presidente Luebke, localizada na cidade de Vargem Alta.

Durante três dias, os participantes vão aprender um pouco sobre a história do cinema e os primeiros dispositivos de imagem utilizados para reproduzir o movimento e contar histórias, os aspectos da linguagem cinematográfica e como eles ajudam a construir narrativas, o que é a prática cineclubista e sua importância para a difusão do cinema e a formação de uma consciência crítica a partir do contato com o audiovisual, entre outros temas. A formação acontece nos dias 15, 16 e 17/05 e contemplará gratuitamente 50 estudantes.

O objetivo principal é estimular o interesse no cinema através do incentivo à formação de cineclubes, como espaços de convivência, troca de ideias e acesso aos filmes. Nesse sentido, a oficina vai abordar todas as etapas de criação de um cineclube: desde como delimitar o público-alvo, selecionar os filmes, divulgar, organizar e realizar as sessões. A finalização será uma sessão montada e produzida pelos alunos para a comunidade local.

O cineclubismo surge de maneira informal entre realizadores, críticos e apreciadores do cinema, que se reuniam para ver e conversar sobre seus filmes preferidos. Ao longo do tempo cresceu e se tornou um movimento mundial, com entidades representativas (como federações e conselhos), funcionando como janela de exibição de filmes independentes, o que é especialmente relevante em localidades onde salas de cinema convencionais não existem ou são de difícil acesso à maioria da população devido ao custo dos ingressos.

Seja em nosso país ou em qualquer outro lugar do mundo, o cineclubismo mantém a característica de ser uma atividade sem fins lucrativos e que possui um compromisso com a difusão do cinema, nos seus diversos formatos e gêneros, tendo como finalidade entreter, divertir, emocionar, ou provocar reflexões a respeito de assuntos relevantes. É ao mesmo tempo uma atividade de lazer e pedagógica, sempre coletiva e baseada em uma linguagem de fácil apreensão: a narrativa cinematográfica.

O projeto é uma produção da Fassarte, produtora de Philipe Fassarella, com apoio da Secult-ES e Governo do Estado do Espírito Santo, pois foi contemplado no edital do Funcultura, voltado ao cineclubismo. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio - Presidente Luebke também é apoiadora do projeto.

Serviço:
Oficina do projeto Cineclubismo na Escola: estímulo, formação e prática