Vargem Alta inicia vacinação contra gripe

15 de maio de 2023 às 00h00.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vargem Alta iniciou, nesta segunda-feira (15), a vacinação contra a gripe (Influenza) para todo o público a partir dos 6 meses de idade ainda não imunizado contra a doença neste ano.

O procedimento segue as orientações do Ministério da Saúde, que ampliou a oferta do imunizante conforme a Nota Técnica Nº 36/2023. Anteriormente, a campanha de vacinação estava direcionada aos grupos prioritários.

Para receber a vacina, basta o munícipe procurar uma das equipes de ESF de sua comunidade e se informar quanto a disponibilização das doses.

É importante que a população busque, o quanto antes, o imunizante contra a gripe, tendo em vista a proximidade do inverno - época com maior incidência da doença.

A vacina contra a gripe desempenha um papel fundamental na proteção da saúde das pessoas. Além de reduzir o risco de contrair a doença, ela também contribui para a diminuição da disseminação do vírus, evitando o contágio em larga escala. É importante ressaltar que a gripe pode causar complicações graves, especialmente, em grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas.

Os grupos prioritários que ainda não se imunizaram, informamos que as doses estarão disponíveis na sala de vacina de Vargem Alta e nas demais unidades de saúde, conforme cronograma das equipes de ESF.