Secretaria de Agricultura e SENAR unem esforços para trazer capacitação aos produtores rurais

19 de maio de 2023 às 12h34.

Na última segunda-feira, dia 15 de maio, a Secretaria de Agricultura de Vargem Alta realizou uma importante reunião em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) com o objetivo de discutir estratégias para promover a capacitação dos produtores rurais locais. O encontro teve como pauta central a busca por meios de ampliar a oferta de cursos e treinamentos, visando capacitar um número maior de agricultores e promover o desenvolvimento de novas ações no setor.

A reunião foi um importante passo na direção de fortalecer a formação dos produtores rurais do município, proporcionando-lhes novas oportunidades de aprendizado e aprimoramento de suas habilidades. A intenção é possibilitar que os agricultores estejam cada vez mais preparados para enfrentar os desafios do mercado e implementar práticas inovadoras em suas atividades.

Durante o encontro, foram debatidos diversos temas relacionados à capacitação dos produtores, como a identificação das principais demandas e necessidades de treinamento da região. A partir dessas informações, os dois órgãos poderão estruturar um plano de ação que abranja uma ampla gama de cursos e atividades educacionais voltados para o meio rural.

A parceria é fundamental nesse processo, pois o SENAR é reconhecido nacionalmente pela sua expertise na capacitação de profissionais do campo. Com a colaboração mútua, será possível oferecer um leque diversificado de cursos, abrangendo desde temas mais básicos até treinamentos especializados em áreas como agricultura de precisão, gestão rural, boas práticas agrícolas, entre outros.

A disponibilização de novos cursos e capacitações será positiva para os produtores rurais do município. Ao adquirirem novos conhecimentos e técnicas, os agricultores poderão melhorar suas práticas de cultivo, utilizar de forma mais eficiente os recursos disponíveis e adotar medidas sustentáveis em suas propriedades.

Ao final da reunião, ficou estabelecido que a Secretaria de Agricultura e o SENAR irão trabalhar em conjunto para elaborar um plano de execução dos cursos, considerando as demandas identificadas. A expectativa é de que as capacitações comecem a ser oferecidas aos produtores rurais já nos próximos meses, possibilitando que eles estejam preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem no campo.

A iniciativa de trazer capacitação para os produtores rurais demonstra o compromisso da Prefeitura de Vargem Alta em investir no desenvolvimento sustentável do setor agrícola local. Com a qualificação dos agricultores, o município fortalecerá sua base produtiva, gerando impactos positivos não apenas para a economia, mas também para a qualidade de vida no campo.

Participaram do encontro o coordenador regional do SENAR, Rodrigo Caminotte, o mobilizador do Sindicato Rural de Cachoeiro de regiões, Francisco Gomes de Almeida, o “Chiquinho”, o mobilizador e técnico do Sindicato, Danilo Silva Moreira, o secretário municipal de Agricultura de Vargem Alta, Gedison Cesati Canal chefe do departamento municipal de agropecuária, Gabriel Magri.