O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), Bruno Lamas, e outras autoridades estaduais, estarão em Vargem Alta, na próxima terça-feira, 30 de maio, onde realizarão uma reunião para apresentar a população vargem-altense e região os cursos que serão oferecidos no Centro Estadual de Educação Técnica de Vargem Alta - CEET Giuseppe Altoé, que funcionará no prédio do antigo Colégio Salesiano, na localidade de Boa Esperança, no distrito de Jaciguá. A reunião acontecerá às 14 horas, no prédio do CEET, em Boa Esperança.
Além de apresentar cursos, durante o encontro, o secretário estadual também pretende ouvir a comunidade acadêmica sobre a possibilidade da introdução de outros cursos técnicos e de graduação no local.
Centro de Educação Técnica Giuseppe Altoé
A construção do CEET de Vargem Alta foi um compromisso do governador Casagrande e do prefeito Elieser Rabello, que agora se torna realidade. Em 2013 a estrutura foi colocada à venda pela Congregação Salesiana e o Governo do Estado adquiriu a área por R$ 3,5 milhões com o objetivo de implantar uma Escola Técnica Estadual, mas após derrota eleitoral de Casagrande em 2014 o projeto foi abandonado pela administração de Paulo Hartung.
Em novembro de 2021, já no segundo mandato de Renato Casagrande, após articulações entre o prefeito Elieser e o então secretário estadual de Ciência e Tecnologia e atual deputado estadual, Tyago Hoffmann, o governador assinou a ordem de serviço para criação do CEET de Vargem Alta, com um investimento de aproximadamente R$ 5,6 milhões na unidade, para reforma do prédio e aquisição de mobiliário e demais equipamentos.
O CEET Giuseppe Altoé é a primeira Escola Técnica Estadual da região Sul do Estado e atenderá aproximadamente 300 alunos, ofertando, inicialmente, cursos técnicos profissionalizantes. Além disso, o CEET também funcionará como um polo de ensino para a oferta de cursos de qualificação profissional, por meio do Programa Qualificar ES.
O nome escolhido homenageia um dos primeiros moradores da localidade de Boa Esperança, que atuou ativamente para a implantação do antigo Colégio Salesiano na região.
Vindo da Itália na década de 1880, Giuseppe Altoé deu origem a uma numerosa família, se estabelecendo na localidade de Boa Esperança, que hoje pertence ao município de Vargem Alta.
Giuseppe foi colaborador do Salesiano desde a sua juventude na Itália e trouxe a Congregação Salesiana para Vargem Alta, mais tarde transformada na escola que se destaca na paisagem de Boa Esperança e que faz parte da história do município.
Serviço:
Reunião de apresentação dos cursos no CEET de Vargem Alta
Data: 30 de maio de 2023 - Terça-feira
Horário: 14 horas
Local: Antigo Colégio Salesiano, Boa Esperança, Vargem Alta
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais