População é apresentada a cursos que serão ofertados no CEET de Vargem Alta

31 de maio de 2023 às 15h30.

A população de Vargem Alta teve a oportunidade de conhecer como será a estrutura e quais cursos poderão ser ofertados no Centro Estadual de Educação Técnica de Vargem Alta (CEET - Giuseppe Altoé), que funcionará no centenário prédio do Colégio Salesiano, na localidade de Boa Esperança, e cuja primeira etapa das obras de adequação já foram concluídas e passará a ofertar cursos profissionalizantes a partir de agosto de 2023.

A apresentação ocorreu no auditório do CEET, na tarde desta terça-feira, 30 de maio, e contou com a presença de estudantes, moradores, ex-alunos do Salesiano e de autoridades locais e estaduais, como o prefeito Elieser Rabello, a presidente da Câmara Municipal de Vargem Alta, Alessandra Fassarella, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), Bruno Lamas, a subsecretária de Estado de Educação Profissional, Solange Batista, a gerente de Educação Profissional, Renata Hestel, o deputado estadual, Tyago Hoffmann, e diversos secretários municipais e vereadores.

O evento teve como objetivo principal apresentar à comunidade os cursos técnicos que serão disponibilizados no CEET de Vargem Alta, destacando sua importância para a formação profissional de jovens e adultos da região e o desenvolvimento do município como polo educacional no Sul do Espírito Santo.

O CEET oferecerá cursos técnicos profissionalizantes, graduações, pós-graduações e mestrado, ofertados pela Universidade Aberta Capixaba (UnAC) e pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Além disso, também receberá cursos ofertados pelo programa Qualificar ES, que disponibiliza mais de 70 cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos e graduação em Música, ofertado pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES).

O primeiro curso a ser oferecido no CEET Giuseppe Altoé será o de Cooperativismo Digital. Segundo a subsecretária de Estado, Solange Batista, o Governo do Estado realizará uma enquete junto à população para discutir quais outros cursos a comunidade deseja no local.

Além de graduações e cursos profissionalizantes, também haverá espaço voltado para o desenvolvimento tecnológico, com incubadoras e aceleradoras de empresas e startups.

O Secretário de Ciência e Tecnologia, Bruno Lamas, falou da importância da educação técnica para o desenvolvimento socioeconômico da região, destacando que os cursos oferecidos no CEET serão uma oportunidade para jovens adquirirem habilidades e competências necessárias para o mercado de trabalho atual, com cursos voltados para a vocação econômica do município, mas também cursos de inovação e tecnologia, transformando a região em um grande polo de inovação.

Lamas também enfatizou o compromisso do Governo do Estado em expandir a oferta de cursos técnicos em todo Espírito Santo, proporcionando melhores condições de empregabilidade e cursos de inserção social para os estudantes.

Em seu discurso, o agora deputado estadual e ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Tyago Hoffmann, falou de todo o trabalho que teve para tirar o projeto do CEET Vargem Alta do papel na época em que era secretário estadual e disse que tem plena confiança no trabalho desenvolvido pela SECTI, agora com o comando de Bruno Lamas, e afirmou, ainda, que o CEET de Vargem Alta vai transformar a realidade da cidade para melhor, propiciando oportunidade de qualificação para os jovens e afirmando que educação vai salvar muitas vidas. Hoffmann também disse que quando finalizado, todo o investimento terá custado aproximadamente R$ 10 milhões de reais.

O prefeito Elieser Rabello agradeceu o apoio do governador Renato Casagrande, do secretário Bruno Lamas e do deputado estadual Tyago Hoffmann, assim como o apoio do ex-prefeito João Bosco Dias, e disse que a reativação do prédio do Salesiano, após tantos anos de discussões e projetos, é uma conquista de toda população de Vargem Alta, com a participação de diversos atores políticos e da sociedade local. Em seu discurso, Elieser também ressaltou que a iniciativa contribuirá para o crescimento da cidade e para a formação de profissionais capacitados na região.

Quando a palavra foi franqueada ao público presente, a população sugeriu que primeiramente sejam ofertados cursos voltados para a vocação econômica do município e potencialidades da região, como mineração, agroturismo, café, formações ambientais e setor agropecuário.

Já o prefeito Elieser Rabello também sugeriu cursos para atender uma crescente demanda da região, como técnicos em enfermagem, técnico em radiologia, soldador, pedreiro, mecânico, hotelaria, elétrica automotiva e predial, já que, de acordo com Rabello, há uma falta destes profissionais na região.

Durante a reunião, representantes da SECTI informaram que há um processo seletivo aberto para a contratação de profissionais para trabalharem no setor administrativo do CEET – Giuseppe Altoé. As inscrições podem ser feitas no link https://selecao.es.gov.br/

Também foi informado que em breve haverá abertura de processo seletivo para contratação de professores.

O evento foi encerrado com a certeza que em breve o município de Vargem Alta se tornará um grande polo educacional.

Este é o terceiro Centro de Educação Técnica do Espírito Santo e o primeiro do Sul do Estado, e a expectativa é que o CEET impactará diretamente no desenvolvimento do município e de toda região.