Representantes de Vargem Alta buscam maneiras de aprimorar a qualidade da alimentação escolar

01 de junho de 2023 às 15h46.

Na segunda-feira, dia 29 de maio, membros da Secretaria de Educação, do INCAPER (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), agricultores familiares e o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Vargem Alta, participaram de uma Oficina Regional no Programa Nacional de Alimentação Escolar, na cidade de Guaçuí. O evento teve como objetivo principal o aprimoramento do sistema de entrega e qualidade da alimentação escolar no município.

A iniciativa, promovida pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), reuniu diferentes atores envolvidos no processo de fornecimento de alimentos para as escolas municipais, visando fortalecer a segurança alimentar e nutricional dos estudantes. A presença dos agricultores familiares destacou a importância do estímulo à produção local e ao consumo de alimentos frescos e saudáveis nas escolas.

Durante a Oficina Regional, foram discutidos temas como aquisição de alimentos da agricultura familiar, nutrição escolar, cardápios balanceados e estratégias de gestão. Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos, além de receber orientações técnicas para otimizar a entrega dos produtos, garantindo a qualidade e a diversificação dos alimentos fornecidos.

A alimentação escolar desempenha um papel fundamental na formação e no desenvolvimento dos estudantes, influenciando diretamente sua saúde e aprendizado.

A Secretaria de Educação de Vargem Alta tem se empenhado em fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar, buscando cada vez mais parcerias e aprimorando os processos de compra e distribuição dos alimentos.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública do Governo Federal que tem como objetivo promover a alimentação saudável e adequada aos estudantes da educação básica, por meio do fornecimento de refeições no ambiente escolar. Além disso, o programa estimula a inclusão de produtos da agricultura familiar, fortalecendo a economia local e incentivando a produção sustentável de alimentos.

Representaram o município a secretária de Educação, Roseane Moulais Altoé, as servidoras do Departamento de Alimentação Escolar, Juliana Grancieri Lachini Calvi e Raquel Peterle, os agricultores familiares, Deivid Zanol e Jocimar Machado, o presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais (STRVA), Gilmar Valentim Marinato, e o funcionário o Incaper, Alessandro Santorio.