Assinada Ordem de Serviço para mais uma pavimentação no Morro do Sal

02 de junho de 2023 às 00h00.

Na noite desta quinta-feira, 01 de junho, foi assinada a Ordem de Serviço para mais uma etapa de pavimentação na comunidade do Morro do Sal, na sede de Vargem Alta. Esta é a terceira etapa de pavimentação da localidade. As duas primeiras já foram concluídas e entregues aos moradores.

A comunidade foi devastada pela enchente que assolou o município em 2020, com várias casas sendo destruídas e trechos inteiros da ES-485, via que corta a comunidade, sendo levada pelas águas.

Após a tragédia de 2020, o cenário de desolação fez com que muitos não acreditassem no reerguimento da localidade, mas a Prefeitura Municipal assumiu este compromisso e buscou parcerias em âmbito estadual e nacional, e vem reconstruindo o Morro do Sal, junto com seus moradores e lideranças locais. Esta nova pavimentação é mais uma etapa desta reconstrução.

A obra de pavimentação do Morro do Sal teve seu início em 2019, mas após enchente de 2020, que destruiu a via, a obra foi abandonada pela empresa responsável.

Ao assumir o Executivo Municipal em 2021, a nova administração notificou a empresa para que continuasse a pavimentação da comunidade. A empresa retomou a obra, mas logo abandonou novamente. Desde então, a Prefeitura fez uma nova planilha e um novo projeto visando a conclusão desta importante obra de infraestrutura para o município e licitou uma nova empresa para prosseguir com a pavimentação.

Ao todo, serão 2.948,78 metros quadrados de pavimentação com piso intertravado e mais 598 metros quadrados de calçada e rampa de pedestres. Além disso, também haverá drenagem pluvial em toda extensão.

A cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço contou com a presença do prefeito Elieser Rabello, dos secretários municipais de Administração e Gabinete, Berg Silva e Eliane Turini, dos vereadores Anna Gaburo e Almezindo Betini, e de moradores da comunidade, em especial do ex-vereador, Gabriel Magri, e da Ednai Bispo dos Santos, moradores do Morro do Sal, que tanto lutaram para que esta obra fosse retomada e assinaram a Ordem de Serviço representando os demais moradores.

O representante da empresa que realizará a obra, João Leonardo Pessini, também compareceu a cerimônia e explicou detalhes do projeto aos presentes.

A obra será executada pela empresa JBP Transporte e Serviços Ltda, no valor total de R$ 427.297,18, sendo R$ 132.456,46 de repasse por emenda parlamentar da então senadora Rose de Freitas, e R$ 294.840,72 de contrapartida da Prefeitura Municipal de Vargem Alta. A previsão é que seja concluída em até 180 dias.