Prefeitura de Vargem Alta realiza compra de medicamentos para aprimorar atendimento na Farmácia Básica

Medida visa melhorar o acesso da população aos medicamentos essenciais

02 de junho de 2023 às 18h17.

A Prefeitura de Vargem Alta anunciou nesta semana a realização de uma importante compra de medicamentos com o objetivo de aprimorar o atendimento na Farmácia Básica do Município. A iniciativa tem como principal finalidade garantir o acesso da população aos medicamentos essenciais de forma ágil e eficiente. O investimento é da ordem de R$ 436.570,40.

Além do investimento na compra de medicamentos desempenhado pela municipalidade neste ano de 2023, o Município já empenhou R$ 398.332,95 em compras de medicamentos via Sistema Estadual de Registro de Preço - SERP, destes, R$ 199.110,14 oriundos de recursos próprios, demonstrando a grande preocupação da gestão em qualificar sempre o acesso da população a medicamentos e, assim, promover a qualidade de vida a todos os moradores. Totalizando a previsão de aquisição, até um momento, de mais de R$ 800 mil reais, mostrando o comprometimento da administração municipal com a saúde do povo vargem-altense.

No ano de 2022, foi viabilizado a revisão da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais – REMUME, e assim procedeu sua ampliação em 27,45%. Tal ampliação incluiu medicamentos de fundamental importância a serem ofertados aos munícipes de nosso município, proporcionando ainda mais acesso da população as medicações que antes não eram ofertadas na Farmácia Básica Municipal.

De acordo com a administração municipal, a aquisição dos medicamentos faz parte de um esforço contínuo para fortalecer a Saúde Pública e garantir que os cidadãos de Vargem Alta tenham acesso aos tratamentos necessários.

A Farmácia Básica é um serviço fundamental para toda a comunidade, pois disponibiliza gratuitamente medicamentos utilizados no tratamento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e problemas respiratórios, além de outros remédios de uso regular.

O prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, destacou a importância dessa iniciativa para a população.

"Estamos empenhados em melhorar a qualidade de vida do nosso povo, e isso passa pela garantia de acesso a medicamentos de qualidade. Com mais essa aquisição, poderemos ampliar o leque de opções disponíveis na Farmácia Básica, atendendo às necessidades da população de forma mais abrangente e eficiente", afirmou Rabello.

Com a iniciativa da Prefeitura de Vargem Alta, espera-se que a população tenha acesso facilitado aos medicamentos necessários para o tratamento de doenças crônicas e outras condições de saúde. A medida demonstra o comprometimento da Prefeitura em promover o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos.

Os moradores de Vargem Alta que desejarem obter mais informações sobre a disponibilidade dos medicamentos na Farmácia Básica podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde ou procurar orientação junto aos postos de Saúde do município.