Reunião com agentes comunitários de saúde sobre combate à gripe aviária

06 de junho de 2023 às 17h16.

Na segunda-feira (05), uma importante reunião ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), envolvendo as Secretarias Municipais de Agricultura,  Meio Ambiente e Saúde. O objetivo do encontro foi discutir o nivelamento de informações e estabelecer ações para prevenção e combate à gripe aviária, que tem se manifestado no Estado do Espírito Santo.

A gripe aviária, também conhecida como influenza aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves, incluindo aves domésticas e selvagens. No entanto, em alguns casos, o vírus pode ser transmitido para seres humanos, representando um risco à saúde pública.

A presença da gripe aviária no Estado do Espírito Santo levantou preocupações entre as autoridades envolvidas. Neste sentido, a reunião teve como objetivo discutir estratégias de prevenção e combate à doença, a fim de mitigar seu impacto na avicultura local e evitar possíveis transmissões para seres humanos.

Durante a reunião, a Secretaria de Agricultura compartilhou informações atualizadas sobre a situação da gripe aviária no estado, incluindo casos confirmados, medidas de controle adotadas e ações em andamento.

Foi enfatizada a importância do nivelamento de informações entre as secretarias envolvidas, a fim de coordenar esforços e adotar medidas eficazes de prevenção e combate à gripe aviária. A troca de conhecimentos e experiências foi incentivada para maximizar a eficiência das ações tomadas.

Entre as medidas discutidas, estão a intensificação da vigilância sanitária em propriedades avícolas, a implementação de protocolos de biossegurança rigorosos, a educação e conscientização dos produtores rurais sobre os sinais da doença e a pronta notificação de casos suspeitos.

Também foram destacadas ações preventivas voltadas para a população em geral, incluindo campanhas de informação sobre higiene pessoal, manipulação correta de aves e ovos, e a importância de relatar qualquer sinal de doença em aves ou possíveis casos de transmissão humana.