Mais comunidades de Vargem Alta recebem iluminação pública de Led

19 de junho de 2023 às 15h03.

O município de Vargem Alta está cada vez mais iluminado. Desde o convênio assinado entre a Prefeitura Municipal e a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, em 2022, diversas ruas da sede e do interior já tiveram suas antigas iluminações substituídas por modernas lâmpadas de Led, que são mais eficientes e econômicas.

Projeto foi contemplado na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da EDP, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que incentiva o uso eficiente da energia elétrica. O investimento no município é de R$ 1,1 milhão, sendo R$ 700 mil provenientes da EDP e uma contrapartida de R$ 400 mil da Prefeitura de Vargem Alta. O serviço é executado pela empresa Carto Solar.

O objetivo do programa é substituir 1.234 pontos de iluminação pública pela tecnologia LED, proporcionando uma melhor iluminação nas ruas do município, incentivando a preservação e o uso racional da energia elétrica, além de oferecer mais conforto e segurança para motoristas e pedestres. Até o momento 729 pontos já foram instalados.

Além do centro de Vargem Alta, as comunidades de Beira Rio, São José de Fruteiras, Córrego Alto, Jaciguá e Vila Maria já receberam a nova iluminação. Há um aditivo em andamento de aproximadamente R$ 300 mil, que vai possibilitar atender também as localidades de Prosperidade e Castelinho. A intenção da Prefeitura de Vargem Alta é atender todo o município.

Após a conclusão dos trabalhos, espera-se uma economia de 531,13 MWh/ano. Esta economia é suficiente para suprir em média 221 residência por mês, considerando o consumo médio mensal de 200kWh.

A iniciativa, classificada na categoria Iluminação Pública, dentro da Chamada Pública de Projetos da EDP, traz benefícios para a população, pois a tecnologia LED proporciona mais conforto visual e nitidez, além de contribuir para a redução do consumo de energia e dos custos de manutenção. Isso se deve à durabilidade superior das lâmpadas LED em comparação com o sistema utilizado anteriormente. O novo modelo também tem um menor impacto ambiental, por não conter mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição, reforçando o compromisso da Administração Municipal com a defesa e preservação do meio ambiente em Vargem Alta.