Café com Mel: Um encontro de saberes e sabores em prol do meio ambiente

19 de junho de 2023 às 17h00.

A Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) "Alzira Gomes" promoveu o evento Café com Mel, reunindo as turmas do 3º ano vespertino, em consonância com o projeto de educação ambiental intitulado "Vargem Alta: Sua beleza e fauna nos encanta". Embora pareçam elementos incongruentes à primeira vista, durante o desenrolar das propostas pedagógicas, fica evidente como eles se complementam em um ciclo ambiental perfeito.

A proposta pedagógica apresentada pelos palestrantes destacou a importância da preservação das abelhas como agentes polinizadores, em especial da abelha Uruçu-Capixaba, considerada uma espécie vulnerável à extinção. O palestrante Antonio Veronez, conhecido como “Tuim”, explicou o funcionamento de uma colmeia, ressaltando a relevância do mel para a saúde e, principalmente, o papel crucial das abelhas para todas as formas de vida, sendo um indicador de qualidade ambiental.

Já a palestrante Margareth Pizzol Pasti relacionou o tema com sua produção de café, evidenciando como ser produtora de café trouxe grande satisfação ao obter sua fonte de renda diretamente da terra. Margareth destacou que a criação de polinizadores nas áreas de cultivo contribui para uma maior produtividade, com frutos maiores e mais doces, agregando maior valor econômico à produção cafeeira de sua propriedade, que é reconhecida nacionalmente. Além disso, a integração entre café e abelhas faz parte de um conjunto de ações para tornar a produção sustentável, preservar a biodiversidade e proporcionar uma fonte de renda extra para os cafeicultores.

Para sustentar essas propostas, Adenilson Pasini distribuiu mudas de árvores que atraem as abelhas e organizou uma degustação de mel para os alunos, proporcionando uma experiência sensorial enriquecedora.

"Estudar o meio ambiente é muito importante, mas primeiro devemos conhecer para valorizar o nosso meio, nossa casa, o nosso município, proporcionando ao aluno essa sensação de pertencimento. Saber quais são as fontes de renda, as pessoas envolvidas e como suas práticas se relacionam com a natureza e como o bioma local permite certos tipos de culturas", destaca Eliana Falcão, pedagoga da escola.

O evento contou ainda com sorteio de mudas de cafés especiais, exposição dos trabalhos dos alunos, apresentação do ciclo do café, receitas utilizando mel e café como ingredientes, além de uma degustação de café coado na hora preparado pela professora e um delicioso café partilhado organizado pelos pais.

A escola expressa seu agradecimento a todos que estiveram presentes no evento, contribuindo para a conscientização ambiental e valorização das práticas sustentáveis.