Equipe da Vigilância Ambiental realiza palestras sobre prevenção e cuidados no combate à dengue na Escola Alzira Gomes

20 de junho de 2023 às 13h18.

Na segunda-feira (19), a Equipe da Vigilância Ambiental, composta pelos Agentes de Endemias, promoveu uma série de palestras na Escola Alzira Gomes, em Vargem Alta, com o intuito de conscientizar os alunos sobre a importância da prevenção e dos cuidados no combate à dengue. A iniciativa teve como objetivo principal educar as crianças sobre os perigos da doença e fornecer informações essenciais para a sua prevenção.

As palestras foram destinadas aos alunos do 1º ao 4º ano, faixa etária em que é fundamental desenvolver a consciência sobre a prevenção de doenças. Os agentes abordaram de maneira didática os principais aspectos relacionados à dengue, como sua transmissão, os sintomas, os criadouros do mosquito Aedes aegypti e as medidas preventivas.

O destaque do evento foi a participação ativa dos estudantes, que demonstraram grande interesse no assunto. Anteriormente, em sala de aula, eles haviam elaborado cartazes e atividades sobre a temática, o que contribuiu para o aprendizado e a compreensão do problema. As crianças puderam compartilhar seus trabalhos durante as palestras, promovendo a interação e a troca de conhecimentos.

Um momento de encantamento ocorreu quando as crianças tiveram contato com o "mosquitão", um prospecto cedido pela Regional de Saúde de Cachoeiro. Essa representação do mosquito Aedes aegypti auxiliou os alunos a identificarem melhor as diferenças entre o mosquito transmissor da dengue e um pernilongo comum, proporcionando uma compreensão visual dos riscos envolvidos.

A ação da Equipe da Vigilância Ambiental, em parceria com a Escola Alzira Gomes e a Regional de Saúde de Cachoeiro, reforça a importância da conscientização e da educação no combate à dengue. Ao envolver as crianças nesse processo, espera-se que elas se tornem agentes multiplicadores das informações, compartilhando conhecimento com suas famílias e amigos e contribuindo para a redução dos casos de dengue na comunidade.

É fundamental que atividades como essa sejam constantemente realizadas, visando o fortalecimento da conscientização sobre a dengue e a adoção de medidas preventivas em todas as faixas etárias. O combate à dengue é uma responsabilidade coletiva, e a educação é uma das principais ferramentas para vencer essa batalha contra a doença.

Ao promover palestras educativas, como a realizada na Escola Alzira Gomes, e ao envolver ativamente as crianças nesse processo, a Vigilância Ambiental está contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente e preparada para enfrentar os desafios relacionados à dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.