Servidoras do Caps participam do Seminário Regional preparatório da Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

21 de junho de 2023 às 13h22.

Na segunda-feira, 19 de junho, as servidoras do Centros de Atenção Psicossocial - CAPS I, de Vargem Alta, a técnica de enfermagem, Ariane Fraga, e a assistente social, Juliana Fávero, participaram do II Seminário Regional preparatório da Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, realizado em Cachoeiro de Itapemirim. O evento teve como objetivo capacitar os profissionais de Saúde Mental para ações de prevenção no ambiente escolar e discutir a temática "Drogas e direitos humanos: caminhos e cuidados", além de promover a troca de experiências de ações bem-sucedidas nos serviços de atendimento aos usuários.

O seminário proporcionou um espaço de aprendizado e reflexão sobre a questão das drogas, direitos humanos e saúde mental, com foco na atuação dos profissionais no ambiente escolar. O objetivo principal foi capacitar esses profissionais para desenvolverem ações de prevenção e intervenção junto aos estudantes, visando a promoção da saúde mental e a prevenção do uso abusivo de substâncias psicoativas.

Durante o evento, diversos painéis foram apresentados, abordando temas relevantes para a compreensão e enfrentamento dos desafios relacionados às drogas. Os participantes tiveram a oportunidade de discutir estratégias de trabalho, trocar experiências e conhecer ações exitosas realizadas nos serviços de atendimento aos usuários de drogas.

A presença das técnicas do município demonstra o compromisso dessas profissionais em buscar atualização e aprimoramento na área da saúde mental, especialmente no que se refere ao enfrentamento do uso de drogas.

A Semana Estadual de Políticas sobre Drogas é uma iniciativa relevante para fomentar o debate e a conscientização sobre o tema, além de promover a formação e capacitação dos profissionais envolvidos. A participação das técnicas do CAPS I - Vargem Alta no seminário demonstra o empenho da equipe em se manter atualizada e comprometida com a qualidade dos serviços prestados, visando sempre o bem-estar e a saúde mental dos usuários de drogas e seus familiares.