Projeto de música instrumental “De Volta para Casa” é realizado em Vargem Alta nesta sexta-feira (23)

21 de junho de 2023 às 17h09.

Vargem Alta recebe nesta sexta-feira (23) um projeto que visa promover uma manifestação cultural por meio da música instrumental. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Vargem Alta é o local escolhido para sediar essa acão, que tem como objetivo alcançar um público de diversas idades, apresentando um repertório variado de música instrumental e demonstrando as possibilidades técnicas e estilísticas de instrumentos como violão, fagote e pandeiro, que atuam como solistas.

O proponente do projeto é Felipe Pessin Manzoli, músico natural de Vargem Alta, que desde sua primeira graduação em música tem se empenhado em levar um pouco do que tem trabalhado nos últimos anos na cena musical instrumental do Espírito Santo para a sua cidade natal.

O projeto conta com duas apresentações musicais que irão encantar o público presente:

1º concerto - 15h: Duo Teixeira Mayer

O Duo Teixeira Mayer é formado por Moacyr Teixeira Neto e Fabiano Mayer, dois renomados violonistas capixabas e brasileiros, que também são professores da Faculdade de Música do Espírito Santo. O duo teve sua formação no final da década de 90 e já conquistou reconhecimento ao ser premiado no Concurso Souza Lima, em São Paulo. Eles já se apresentaram em várias cidades do Espírito Santo, como Vitória, Vila Velha e Domingos Martins, além de terem levado sua música para o Rio de Janeiro, São Paulo, Campos dos Goytacazes e até mesmo para Assunção, no Paraguai, e Santiago de Compostela, na Espanha. Após um hiato de quase 20 anos, o duo se reencontrou e está seguindo carreira com novos projetos. Eles já receberam obras dedicadas de importantes compositores capixabas e cariocas e possuem um repertório focado tanto em músicas internacionais quanto no rico repertório brasileiro e capixaba para dois violões.

2º concerto - 15h30: Trio Violão Fagote e Percussão

O Trio Violão Fagote e Percussão é composto por três talentosos músicos capixabas: Felipe Pessin Manzoli, no violão; Ariana Mendonça, no fagote; e Gustavo Romano, na percussão.

Felipe Pessin Manzoli é violonista, compositor, pesquisador e professor adjunto da Faculdade de Música do Espírito Santo, com uma formação acadêmica abrangente em composição musical, violão erudito e mestrado em música. Atualmente, ele está cursando o doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Ariana Mendonça, natural do Espírito Santo, é mestre em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciou seus estudos musicais no saxofone aos 13 anos e, posteriormente, começou a se dedicar ao fagote. Bacharel em Fagote pela Faculdade de Música do Espírito Santo, Ariana é considerada a primeira e única mulher capixaba a se profissionalizar nesse instrumento em seu estado. Ela é integrante da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e tem participado de óperas e festivais internacionais, além de atuar em grupos de música de câmara.

Gustavo Romano, músico autodidata, teve seu primeiro contato com a música tocando bateria na igreja aos nove anos de idade. Desde então, não parou de estudar e se dedicar à música. Atualmente, é estudante do curso de Música - Licenciatura na Universidade Federal do Espírito Santo. Gustavo trabalha com diversos artistas capixabas, realizando apresentações e gravações.

O projeto de música instrumental em Vargem Alta busca enriquecer a cultura local, proporcionando momentos de apreciação musical e valorizando os talentos musicais da região. Com essas apresentações, os espectadores terão a oportunidade de vivenciar experiências sonoras únicas, promovendo uma integração entre a música, os artistas e a comunidade.

A iniciativa de Felipe Pessin Manzoli em compartilhar seus conhecimentos e trazer renomados músicos para o município é uma forma de valorizar a música instrumental capixaba e fortalecer a cena cultural de Vargem Alta. Esses eventos certamente contribuirão para o desenvolvimento artístico e o enriquecimento cultural da região serrana do Espírito Santo