Bandes apresenta linha de crédito especial para empreendedores do setor turístico de Vargem Alta

22 de junho de 2023 às 16h21.

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) promoveu um encontro com empreendedores do setor turístico de Vargem Alta, na noite desta quarta-feira, 21 de junho, onde o gerente de negócios do Banco, Mario Augusto Jantorno, apresentou aos empresários da área turística do município as condições especiais de crédito e carência que o Banco oferece para o desenvolvimento de seus ramos de negócios.

O encontro contou com a presença de empreendedores do setor hoteleiro, gastronômico, promotores de eventos e do agroturismo, e teve como objetivo apresentar as linhas de crédito disponíveis para o empresariado, reconhecendo a importância do turismo na economia de Vargem Alta e visando promover o crescimento sustentável dessa atividade no município.

O turismo tem desempenhado um papel cada vez mais relevante na economia do Espírito Santo, atraindo visitantes de diversas regiões do país e até mesmo do exterior. Consciente disso, o Bandes tem se empenhado em oferecer soluções financeiras que atendam às necessidades das empresas turísticas, impulsionando ainda mais as belezas naturais do Estado.

Durante o evento, o gerente de negócios do Bandes explicou que as linhas de financiamento foram desenvolvidas especialmente para apoiar os negócios que impulsionam o turismo capixaba, viabilizando investimentos em infraestrutura, melhoria da qualidade dos serviços, capacitação de pessoal, aquisição de equipamentos, e promoção do destino, entre outros.

Além de conhecer as opções de financiamento, os empresários tiveram a oportunidade de interagir diretamente com o representante do Bandes, esclarecer dúvidas e buscar orientações para alavancar seus empreendimentos. Mario Jantorno enfatizou a importância desse diálogo direto e proximidade para fortalecer o turismo sustentável e maximizar os benefícios sociais gerados pelo setor em Vargem Alta.

Dentre as opções de financiamento facilitado, destaca-se o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), uma linha com recursos do Ministério do Turismo direcionados preferencialmente para micro, pequenas e médias empresas. Essa linha de crédito foi ajustada de acordo com os novos critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo, que revisou prazos, taxas de juros e indexador dos contratos, passando a utilizar o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Os financiamentos com recursos do Fungetur destinados à compra de máquinas e equipamentos podem ter um prazo de pagamento de até 60 meses, com a possibilidade de incluir até 12 meses de carência, se necessário. Já para investimentos fixos, como obras de reforma ou ampliação de instalações, o prazo de carência pode chegar a até 24 meses, com até 80% de participação sem investimento. O Fungetur é isento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Vale ressaltar que empreendimentos como hotéis, pousadas, restaurantes, centros de eventos e todos os tipos de estabelecimentos comerciais e de serviços voltados para o segmento de turismo podem solicitar o crédito, desde que estejam com o Cadastur atualizado no Ministério do Turismo.

As medidas contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Vargem Alta e fazem parte do programa de desenvolvimento turístico do Bandes para todo setor turístico do Espírito Santo, com objetivo de fomentar negócios e promover este importante setor da economia capixaba.

Condições operacionais:

Fungetur – Máquinas e Equipamentos

Valor financiável: até R$ 10 milhões

Taxa de juros: 3% ao ano + INPC.

Prazo total: de até 60 meses.

Carência: de até 12 meses.

Fungetur – Investimento Fixo

Valor financiável: até R$ 15 milhões

Taxa de juros: 3% ao ano + INPC.

Prazo total: de até 120 meses.

Carência: de até 24 meses.

Participação: até 80%

Mais informações no site do Bandes, no link

bandes.com.br/credito