Comunidades do interior de Vargem Alta recebem trator para o fortalecimento da agricultura local

30 de junho de 2023 às 12h17.

A Prefeitura de Vargem Alta, em um esforço contínuo para impulsionar o setor agrícola, principalmente a agricultura familiar do município, realizou, nesta quinta-feira, 29 de junho, uma cerimônia oficial de entrega de um trator que atenderá as comunidades de Piraí, Córrego Alto, Prosperidade, Santana, Santo Antônio e Pedra Branca.

O evento ocorreu em Córrego Alto e contou com a participação de dezenas moradores das regiões que serão atendidas, de lideranças locais e de autoridades do município.

A cerimônia foi uma oportunidade do poder público municipal de dialogar com os produtores rurais e destacar os esforços que estão sendo feitos para a promoção do desenvolvimento agrícola do município.

O trator de 75 cv foi adquirido graças ao repasse de emenda parlamentar da ex-deputada federal Soraya Manato e representa um passo importante na melhoria das condições de trabalho dos agricultores destas regiões.

Com a entrega de mais esse equipamento, a expectativa é que a produtividade das comunidades beneficiadas seja significativamente ampliada, facilitando as atividades rurais e promovendo o crescimento econômico destas localidades.

O produtor rural Rodrigo Pessin Vicentino, morador da comunidade de Piraí, falou sobre a importância do veículo para os agricultores de sua região.

"Vai impactar positivamente em tudo. Tanto nas estradas quanto no arado da plantação. Tudo que esse trator tem capacidade de fazer vai atender aos produtores de café e de verdura. Ter um trator atendendo exclusivamente nossas comunidades vai agilizar o atendimento ao produtor. Vargem Alta não é pequena e o produtor rural ficar toda hora solicitando trator para Prefeitura não dá, por isso, ter um trator exclusivo para atender nossas comunidades vai facilitar bastante a agricultura familiar", disse Pessin.

O agricultor Henrique Cabral Pansini, de Córrego Alto, também comentou sobre os benefícios que esta nova máquina vai proporcionar.

"Esse trator vai ser muito importante para nós. Vai facilitar o trabalho de todos os produtores. O trator vai atender nossas comunidades e o acesso vai ficar mais fácil por ficar mais perto do produtor, que não vai mais depender dos cronogramas da Secretaria de Agricultura, e vai agilizar para as estradas ficarem em melhor estado. Vai diminuir os custos de produção e uma maior produção para o agricultor vai ser melhor para o município", disse Pansini.

Além da aquisição do trator agrícola, o prefeito Elieser Rabello e o secretário municipal de Agricultura, Gedison Cesati Canal, informaram aos presentes que a Prefeitura está empenhada na compra de implementos para a máquina. Esses equipamentos adicionais serão fundamentais para otimizar o uso do trator e atender às demandas específicas dos agricultores locais.

O trator foi oficialmente repassado para administração da Associação de Moradores de Santo Antônio, por esta ser a única comunidade a ter todas as documentações e registros corretos para receber o equipamento. O presidente da associação, Alan Andrade, assinou o documento de repasse. Em breve uma nova reunião definirá como que será a utilização do veículo pelos produtores rurais.

Em seu discurso, o prefeito Elieser Rabello ressaltou que a Prefeitura de Vargem Alta adotou uma estratégia de renovar seus equipamentos, leiloando máquinas antigas e usando os recursos obtidos para a compra de novos equipamentos, além de buscar parcerias e solicitar verbas junto a parlamentares e instituições federais e estaduais. "Essa iniciativa tem como objetivo modernizar a frota da Prefeitura e garantir que os agricultores tenham acesso a máquinas eficientes e adequadas às suas necessidades. Em breve, um novo leilão será realizado, possibilitando a renovação de outros equipamentos e ampliando ainda mais o apoio ao setor agrícola local", disse Rabello.

Elieser também afirmou que a Prefeitura vai adquirir mais caminhões, tratores e implementos para atender outras comunidades do município, reforçando o apoio ao setor agrícola como um todo.

A cerimônia de entrega do trator agrícola é apenas um dos passos dados pela Prefeitura de Vargem Alta para fortalecer a agricultura local. Com mais investimentos planejados e o empenho das autoridades municipais, espera-se que o setor agrícola continue a se desenvolver, promovendo o crescimento sustentável e proporcionando melhores condições de vida para os agricultores do município.

Além do prefeito Elieser Rabello e do secretário municipal de Agricultura, Gedison Cesati, também estiveram presentes os vereadores Wallace Pizeta, Ikinho Fávero e Rivelino Rosa, e diversos secretários municipais.