Exposição Fotográfica aborda história do Galpão do Departamento em Vargem Alta

A exposição acontece online e conta com fotos do Galpão construído na década de 30

05 de julho de 2023 às 17h11.

Nesta semana o Projeto "Exposição Fotográfica do Galpão do Café do Departamento" lança um site com fotos do antigo Galpão do Café do Departamento do distrito de São José de Fruteiras de Vargem Alta. As fotos foram produzidas pelos fotógrafos: Amanda Palagama Gomes, Gabriel de Assis Soares  e Victorhugo Passabon Amorim. Para visualizar a exposição online basta acessar o site: https://tangerinasdodeserto.wixsite.com/ogalpao.

As fotos trazem um panorama do complexo de galpões que tem sua construção datada em 1935 e que foi um local importante para a região do Estado como local de depósito e distribuição do café. As 29 fotos disponíveis na exposição online trazem um panorama da atual situação do espaço.

Segundo Victorhugo Amorim, produtor executivo e também um dos fotógrafos do projeto, o Galpão faz parte da história de Vargem Alta, do Estado e do Brasil e, por isso, deve-se levar a sério a sua preservação enquanto patrimônio cultural. "É necessário preservar os nossos patrimônios, pois assim preservamos as nossas histórias", completa Victorhugo.

Exposição Fotográfica do Galpão do Café do Departamento é um projeto aprovado no Edital de Premiação 01/2023 – Fomento à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes - SECTURES de Vargem Alta com recursos provenientes do Programa de Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes - SECTURES de Vargem Alta, do Funcultura e da Secretaria da Cultura do Governo do Espírito Santo.

História do Galpão

O Complexo de Galpão da comunidade Departamento é formado por um galpão grande e 5 menores. O local foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso da arquiteta Letícia Pessin (Novo Uso e Função: Restauração das Fachadas do Departamento. de Café de Vargem Alta - ES e Requalificação de seu Entorno. Cachoeiro de Itapemirim – ES, 2022).  De acordo com Letícia, o local foi construído por volta de 1935 e começou como uma ação do órgão Departamento Nacional de Café (DNC) vinculado ao Ministério da Fazenda e em seguida, substituído pelo IBC (Instituto Brasileiro do Café). Com o fim das atividades do IBC, o Galpão entra em estado de abandono. Em 1975, o Estado do Espírito Santo compra o Galpão do governo nacional.

Serviço:

O GALPÃO

Exposição Fotográfica do Galpão do Departamento

Fotógrafos: Amanda Palagama Gomes, Gabriel de Assis Soares e Victorhugo Passabon Amorim

Disponível online: https://tangerinasdodeserto.wixsite.com/ogalpao.