Ação Global em Saúde atende população de Vargem Alta

10 de julho de 2023 às 16h09.

A Unidade Básica de Saúde do Centro de Vargem Alta foi a sede de um evento voltado para o bem-estar e a saúde da população, na manhã do último sábado (8). A primeira Ação Global em Saúde do município, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu uma variedade de serviços e atividades relacionadas à saúde e ao bem-estar do cidadão vargem-altense.

Durante todo o dia, diversas atividades abordaram temas relacionados à saúde da terceira idade e das mulheres, incluindo a realização de exames preventivos, consultas médicas e odontológicas, além de ações preventivas de câncer de mama e bucal. Também foram discutidas questões relacionadas à segurança alimentar, prevenção da dengue e da tuberculose, e a importância da vacinação.

O evento ocorreu das 7h às 12h, evidenciando que a saúde está em primeiro lugar na cidade de Vargem Alta. A população foi convidada a participar e investir em seu próprio bem-estar. O sábado foi marcado por esforços conjuntos e orientação especializada, trazendo para o centro da discussão a importância da prevenção e do cuidado com a saúde.

A secretária de Saúde, Edna Maria da Silva, ressaltou a importância do evento. "Estamos muito orgulhosos de poder oferecer esta ação. Ela é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a saúde e o bem-estar de todos em Vargem Alta. Nosso objetivo é que este evento se torne uma referência na promoção de uma vida saudável e na prevenção de doenças", destacou.

A ação contou com a participação de profissionais qualificados, abordando uma ampla variedade de temas e serviços para atender diferentes necessidades da comunidade.

Durante o evento, foram realizados 15 exames preventivos, 20 atendimentos odontológicos, 50 atendimentos de pronto atendimento com teste de glicemia, 32 consultas médicas com clínico geral, 4 atualizações de cartão do SUS, 30 participantes em palestras e foram aplicadas 42 doses de vacinas, entre elas rotina, influenza e Covid-19 e Covid bivalente.

O sucesso da primeira Ação Global em Saúde de Vargem Alta demonstra o compromisso das autoridades locais em promover o acesso a serviços de saúde de qualidade e incentivar práticas preventivas para garantir o bem-estar da população. A expectativa é que eventos como esse se tornem uma referência na promoção de uma vida saudável e na prevenção de doenças no município.