Prefeitura de Vargem Alta e Senar promovem curso de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos

14 de julho de 2023 às 16h24.

A Prefeitura de Vargem Alta, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu um curso sobre Agroindústria: Boas Práticas de Fabricação de Alimentos. O evento ocorreu entre os dias 12 e 14 de julho e teve como local as dependências do frigorífico Mosquini.

Durante o curso, diversos temas relacionados às boas práticas de fabricação de alimentos foram abordados. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o monitoramento da saúde dos colaboradores, o controle de água e limpeza dos reservatórios, o controle integrado de pragas e vetores, o manejo de resíduos, o recebimento de matérias-primas e insumos, a garantia da qualidade dos equipamentos, móveis e utensílios, a higiene e proteção pessoal e das instalações, móveis e utensílios, o processamento dos alimentos, a embalagem dos produtos para a comercialização, o armazenamento dos produtos acabados, a elaboração de manual de boas práticas de fabricação de alimentos e a criação de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).

O curso teve como objetivo capacitar os participantes, fornecendo conhecimentos essenciais para a produção de alimentos seguros e de qualidade. As boas práticas de fabricação são fundamentais para garantir a saúde dos consumidores, além de atender às exigências sanitárias e regulamentações vigentes.

Os alunos tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos, por meio de atividades e dinâmicas, que contribuirão para a melhoria dos processos produtivos e o cumprimento das normas de segurança alimentar.

A realização desse curso é mais um passo importante para o fortalecimento da agroindústria em Vargem Alta, incentivando o crescimento econômico e proporcionando alimentos seguros e de qualidade aos consumidores. A parceria entre a Prefeitura e o Senar reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização dos produtores locais.