Comitiva de Vargem Alta vai a Brasília e cobra celeridade na cessão de trechos da linha férrea para o município

15 de julho de 2023 às 08h48.

Uma comitiva do poder público de Vargem Alta esteve em Brasília nesta quinta-feira, 13 de julho, onde novamente solicitou a cessão de trechos da antiga linha férrea Leopoldina para o município.

A reunião ocorreu na sede da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário e contou com a presença do prefeito Elieser Rabello, do assessor de gestão, Anderson Deprá, da presidente da Câmara Municipal, Alessandra Fassarella, e da vereadora Mara David.

O Movimento da Linha Férrea foi iniciado pelo prefeito de Vargem Alta e uniu 12 cidades cortadas pela antiga linha férrea Leopoldina. Os municípios solicitam a cessão de trechos da linha para desenvolver projetos direcionados ao bem-estar da população, como iniciativas turísticas, de lazer e de mobilidade urbana.

Os representantes dos municípios alegam que a concessionária atualmente responsável pela via não realiza a devida manutenção do patrimônio, além de impedir que as prefeituras realizem ações de revitalização nos locais. Essa falta de cuidado tem levado ao abandono de trechos, que se tornam alvo de furtos, de vandalismo e de outras atividades ilicitas.

De acordo com Elieser Rabello, a proposta da Prefeitura de Vargem Alta é de preservar os trilhos e recuperar as estações, conferindo-lhes novas finalidades sociais, como áreas de lazer, museus, trilhas multiuso, trilhas de caminhadas, de ciclismo, entre outras.

"A nossa intenção é transformar esses espaços abandonados em locais que contribuam para o desenvolvimento de nossa cidade e para o bem-estar da população, além de resgatar parte da história e da cultura de nossa região por meio da preservação deste patrimônio", afirmou Rabello.