Projeto Passarinhar e Educar: Estudantes de Vargem Alta se engajam na conservação da Saíra-Apunhalada

20 de julho de 2023 às 16h45.

Em Vargem Alta, um grupo de estudantes da Escola Municipal de Educação Básica João Domingos Fassarella, localizada no distrito de Castelinho, embarcou em uma emocionante jornada de conscientização ambiental por meio do projeto "Passarinhar e Educar", desenvolvido pela equipe de educação ambiental do Programa de Conservação da Saíra-Apunhalada (PCSA). Com o objetivo de sensibilizar os jovens sobre a importância da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, com especial enfoque na proteção da avifauna, o projeto provou ser uma experiência enriquecedora para os alunos.

A primeira edição do "Passarinhar e Educar" contou com a participação de 70 alunos dos 6º e 7º anos da escola. A iniciativa permitiu que os estudantes se envolvessem diretamente na observação de aves na cidade, uma atividade que amplia a percepção sobre a riqueza e importância das espécies de aves presentes na região.

O projeto foi dividido em 10 encontros teóricos e práticos, proporcionando uma abordagem completa para o aprendizado dos alunos. Durante as atividades, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar novas tecnologias em sala de aula, o que os ajudou a compreender melhor os desafios enfrentados na conservação ambiental no mundo atual.

Além disso, o projeto também promoveu vivências em áreas naturais, aproximando os alunos do meio ambiente e incentivando-os a se conectarem com a natureza. A interação direta com a equipe do Programa de Conservação da Saíra-Apunhalada fortaleceu o compromisso dos estudantes com a preservação da avifauna e de seus habitats.

Com a conclusão das atividades, a próxima etapa será dedicada à avaliação dos resultados alcançados. Nesse processo, a equipe do projeto analisará a efetividade do programa, avaliando se os objetivos propostos foram atingidos e quais impactos positivos foram gerados tanto nos alunos participantes como na comunidade local.

O "Passarinhar e Educar" provou ser um excelente exemplo de como a educação ambiental pode ser inserida de forma prática e envolvente no currículo escolar. Ao conscientizar os estudantes sobre a importância da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, o projeto contribui para formar cidadãos mais engajados e responsáveis com o meio ambiente e suas espécies.

O protejo conta com a parceria da Reserva Águia Branca, onde acontecem as atividades práticas, e da Prefeitura de Vargem Alta, por meio das secretaria de Educação e Meio Ambiente.

Por meio de iniciativas como essa, espera-se que as futuras gerações estejam mais bem preparadas para enfrentar os desafios da conservação ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável e equilibrado para todos.