Resgatando a valorização dos cafeicultores e a cultura do café: Projeto culmina com sucesso em escola de Vargem Alta

21 de julho de 2023 às 14h59.

No dia 13 de julho, foi realizada a culminância de um projeto educacional que teve como objetivo resgatar a valorização do trabalho rural, em especial o cultivo do café, tão essencial para a economia local. Desenvolvido no Infantil V da Escola Municipal de Educação Básica Assumpta Altoé Milaneze, o projeto teve como propósito estimular o aprendizado sobre a importância do trabalho no campo e fomentar a cultura do café entre os alunos.

O projeto desenvolvido pela professora Marcela Santos, envolveu diversas atividades que proporcionaram aos estudantes uma experiência enriquecedora, desde a contação de histórias até a visita à comunidade rural do Ardisson.

Uma das etapas fundamentais do projeto foi a realização de aulas expositivas, nas quais os alunos tiveram contato com fotografias antigas e atuais de pessoas trabalhando nas lavouras, o que ajudou a ilustrar a evolução da atividade cafeeira ao longo do tempo. Além disso, os estudantes observaram os arredores da escola, aprendendo sobre a interação entre o meio urbano e o rural.

Uma atividade que despertou grande interesse nos alunos foi a aula de campo realizada no sítio Ardisson. Lá, eles puderam acompanhar de perto todo o processo de cultivo do café, desde o plantio das mudas até a colheita dos grãos. Afonso Ardisson, o proprietário, conduziu a visita e explicou cada etapa do processo, demonstrando o cuidado e a dedicação necessários para produzir cafés.

Na culminância do projeto contou com palestras de profissionais da área. Alessandro Santorio, técnico em desenvolvimento rural do Incaper, falou sobre as ações do instituto no município, além de contar um pouco da história, seus valores, o foco de atuação e os serviços oferecidos aos cafeicultores e demais produtores rurais do município, tais como visitas às propriedades rurais, atendimento aos produtores no escritório, emissão de documentos e ações em conjunto com as secretarias municipais e órgãos parceiros.

Gilmar Valentim Marinato, diretor presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Vargem Alta, destacou a importância da valorização dos cafeicultores para o desenvolvimento local, além dos servidos oferecidos pelo sindicato aos produtores, a sua função e políticas públicas voltadas para o homem do campo.

Uma experiência marcante para os alunos foi ouvir o relato de Margarete das Graças Pizzol, que compartilhou sua experiência no cultivo de café especial. A história de superação e dedicação dela inspirou os estudantes a valorizarem o trabalho no campo.

Para ampliar o horizonte dos alunos e demonstrar as diversas formas de utilizar o café, a confeiteira Taisnara Assini Pedruzzi apresentou receitas que utilizam o grão na culinária. Com isso, os estudantes compreenderam que o café vai além de uma bebida, sendo um ingrediente versátil e saboroso em várias preparações.

Uma das ações que despertou o interesse das crianças foi a entrega de mudas de café, incentivando-as a cultivar a planta em suas casas e compreender melhor o processo de cultivo.

O ponto alto do projeto foi a ênfase na valorização dos produtos locais produzidos no município e na região. Os alunos aprenderam a apreciar a riqueza cultural e econômica que o café traz para a comunidade, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados com o desenvolvimento sustentável.

A iniciativa alcançou seu objetivo de resgatar a valorização dos cafeicultores e a cultura do café, proporcionando uma experiência educativa significativa e transformadora para todos os envolvidos.