Secretaria de Turismo de Vargem Alta participa de Workshop sobre a Feira dos Municípios 2023

25 de julho de 2023 às 15h48.

Foto: Helio Filho

No dia 25 de julho, um importante Workshop foi realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, reunindo prefeitos e secretários municipais de Cultura e Turismo para discutir a participação na tão aguardada Feira dos Municípios 2023. O encontro contou com a presença da secretária de Turismo, Cultura e Esporte de Vargem Alta, Joelma Fávero, e da subsecretária de Turismo, Cris Viana.

Após mais de 10 anos sem sua realização, a Feira dos Municípios retorna para integrar o calendário oficial dos capixabas e promover as potencialidades dos municípios do Espírito Santo. O objetivo principal do evento é destacar os pontos positivos de cada região, abordando suas potencialidades culinárias, atrativos turísticos, produções locais e cultura única.

Durante o encontro, foram analisados diversos temas relevantes para o sucesso da Feira neste ano. O presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini, apresentou o projeto elaborado e as atividades programadas para o evento. Já o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, apresentou os Editais destinados a restaurantes, cervejarias artesanais e outros setores do turismo, procurando fomentar a participação ativa desses estabelecimentos na Feira.

O secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles, trouxe valiosas orientações sobre o aproveitamento dos estandes, eventos promocionais dos municípios, espaço de degustação e, ainda, anunciou a premiação de melhor estande, estimulando a criatividade e entusiasmo dos participantes.

A Feira dos Municípios está marcada para ocorrer no Pavilhão de Carapina, município da Serra, entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro de 2023. Todos os 78 municípios do estado estarão presentes no evento, tornando-o uma oportunidade única para a exposição e valorização de suas peculiaridades e atrativos.

A organização da Feira será baseada em três eixos centrais: Negócios, com foco na economia local de cada município; Cultura, abrangendo uma exposição de tradições e artesanato típico de cada região; e Turismo, com destaque para a gastronomia, eventos e opções de hospedagem oferecidos por cada município.

Durante as reuniões, Fabrício Magnoni, da empresa Dupla, realizou uma apresentação técnica da Feira, revelando detalhes importantes, como a disposição dos espaços e palcos para apresentações culturais e musicais. Ele também anunciou a existência de uma ampla praça de alimentação dedicada à distribuição exclusiva de cervejas artesanais capixabas.

A disposição dos estandes foi definida, sendo que cada município contará com um espaço de 18 metros quadrados, agrupados por regiões turísticas para facilitar a visitação dos participantes. Além disso, cada região contará com um espaço de degustação, proporcionando aos visitantes a oportunidade de saborear as delícias e produtos típicos de cada localidade.

A expectativa é que a representação de Vargem Alta neste ano seja notável e contribua para o sucesso deste importante evento e para o desenvolvimento e divulgação do potencial turístico do Espírito Santo.