Reunião entre Vigilância Sanitária e Secretaria de Agricultura busca fortalecer ações conjuntas para a educação sanitária e combate à clandestinidade

28 de julho de 2023 às 14h37.

Na terça-feira, dia 25 de julho, uma importante reunião ocorreu entre representantes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Agricultura. O encontro teve como principal objetivo discutir a implementação de ações de parceria para promover a educação sanitária, combater a clandestinidade e alinhar esforços conjuntos, especialmente em relação ao serviço de inspeção municipal. A reunião contou com a presença de membros de ambas as equipes, que trabalharam em conjunto para traçar estratégias efetivas.

Um dos temas centrais do encontro foi a importância da educação sanitária para garantir a segurança alimentar e a saúde pública. As duas secretarias reconheceram a necessidade de conscientizar a população sobre as boas práticas sanitárias, destacando a relevância de informar sobre os riscos associados ao consumo de alimentos de origem desconhecida ou produzidos de forma clandestina.

O combate à clandestinidade foi outro tópico crucial abordado durante a reunião. As autoridades presentes enfatizaram a necessidade de intensificar as ações para coibir a produção e comercialização ilegal de alimentos. Além disso, discutiram estratégias para identificar e penalizar os responsáveis por tais práticas, buscando proteger a saúde dos consumidores e apoiar os produtores e estabelecimentos regulares que seguem todas as normas e padrões sanitários.

A respeito do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), é uma ação ofertada pela Secretaria Municipal de Agricultura que visa registrar agroindústrias de produtos de origem animal para comercializar município. Foram verificadas ações para aprimorar e otimizar o processo de inspeção.

Segundo o Secretário de Agricultura, Gedison Canal, a ação da vigilância no comércio local reflete positivamente nas ações do SIM. Os estabelecimentos registrados no SIM, SIE, SIAPP, SUSAF, SIF ou SISBI, conseguem vender mais e com a garantia da qualidade dos produtos e consequentemente promovendo a segurança alimentar.

Outro ponto de destaque foi a proposta de criação de um fórum, previsto para o mês de setembro. Esse espaço permitirá uma maior interação entre as secretarias, demais órgãos envolvidos, comércio local e população, possibilitando a troca de informações e experiências, bem como a definição de metas e ações conjuntas de forma mais contínua e colaborativa.