Encontro Regional define a Conferência Intermunicipal de Cultura com Tema "Democracia e Direito à Cultura"

02 de agosto de 2023 às 16h58.

No próximo dia 05 de setembro de 2023, o Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, em Venda Nova do Imigrante, será o palco do encontro regional da Conferência Intermunicipal de Cultura. Com o tema "Democracia e Direito à Cultura", representantes dos municípios de Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Castelo, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Brejetuba e Afonso Cláudio se reunirão para debater questões essenciais relacionadas à cultura e ao desenvolvimento artístico da região.

A conferência, que visa reunir cidadãos e representantes do governo, tem como principal objetivo propor políticas, programas e ações que serão implementados nos próximos anos, buscando promover o fortalecimento e a valorização da cultura local. Além disso, o encontro servirá como espaço para discutir a democratização do acesso à cultura e o estímulo à participação cidadã nesse processo.

Entre os temas centrais que serão abordados durante a conferência, destacam-se os "Sistemas de Culturas" e a "Profissionalização de Artistas". Esses assuntos ganham relevância, uma vez que são fundamentais para o desenvolvimento sustentável das atividades culturais e para a valorização dos artistas da região.

A subsecretária de Cultura, Turismo e Esporte de Vargem Alta, Cris, juntamente com o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Douglas Gobbi, participaram da reunião para definição dos detalhes e estratégias da Conferência Intermunicipal de Cultura, que aconteceu na terça-feira, dia 01 de agosto, Casa do Turista, em Pedra Azul.

A expectativa é de que a conferência seja um momento de diálogo produtivo e construtivo, onde as diversas vozes da cultura local sejam ouvidas e as propostas emergentes possam se traduzir em ações efetivas. A troca de ideias e a colaboração entre os municípios participantes serão essenciais para a construção de uma cultura cada vez mais democrática, diversa e inclusiva, alinhada com as demandas e aspirações da população.

Com a data marcada e a pauta definida, a Conferência Intermunicipal de Cultura promete ser um marco importante para o desenvolvimento cultural da região, proporcionando avanços significativos na promoção e valorização das manifestações artísticas locais. A participação ativa da comunidade e dos gestores públicos nesse encontro regional será crucial para alcançar resultados positivos e duradouros para a cultura dos municípios envolvidos.