Secretaria de Educação Promove Empreendedorismo nas Escolas de Ensino Fundamental

08 de agosto de 2023 às 16h39.

A Secretaria Municipal de Educação de Vargem Alta está desenvolvendo junto às escolas o JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos). “A proposta do programa está conectada com a missão do Sebrae/ES que é a de “Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o Empreendedorismo.” Proporcionar o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo nas salas de aula como alternativa para despertar o espírito empreendedor nas crianças e adolescentes é uma das formas de fomento ao empreendedorismo.

Entre os meses de maio a julho foram realizadas palestras nas escolas EMEB Prosperidade, João Domingos Fassarela, em Castelinho, EMEB Pedro Milaneze Altoé, em São José de Fruteira, para os 560 alunos que cursam o Ensino Fundamental, nas turmas de 6º ao 9º, com o jovem empreendedor Ronnie Silveira, cantor, compositor e empresário, dono da escola de música “Muzika School”, localizada na sede do município.

Ronnie falou de sua trajetória iniciada nas Bandas de Música da Escola Pedro Milaneze e também da escola estadual Presidente Lüebke.

O jovem cantor ainda enumerou os passos pelos quais trilhou para realizar seus projetos, incentivando os alunos a acreditarem em seus sonhos.

As palestras contaram com momentos de aprendizado e entretenimento, nos quais Ronnie também apresentou sua música, que o caro leitor pode apreciar acessando o Instagram (@ronniesv_) e também outras composições nacionalmente conhecidas.

O Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) agora segue para a segunda etapa, na qual os professores junto aos alunos farão estudos de materiais específicos sobre Empreendedorismo e em seguida, realizarão a parte prática, que consiste em produção de materiais vendáveis para a comunidade escolar, incentivando  comportamentos empreendedores, de forma a estimular o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio de uma postura empreendedora ou da criação de negócios próprios.

Todo o trabalho dos Jovens Empreendedores pode ser conferido na Feira de Práticas Pedagógicas, realizada pelas Escolas Municipais em outubro. Aguardem!