Artista Plástico e compositor Jorge de Castro será homenageado na 2ª edição da Festa Literalta

09 de agosto de 2023 às 15h36.

Vargem Alta se prepara para a 2ª edição da Festa LITERALTA, que acontecerá no dia 12 de agosto de 2023 na Estação Ferroviária do centro. O evento, que busca promover a cultura e a literatura na região, traz este ano uma emocionante homenagem ao talentoso artista plástico e compositor musical vargem-altense, Jorge de Castro.

Jorge de Castro, nascido em Guarapari, mas residente em Vargem Alta há mais de 30 anos, é uma figura marcante na cena cultural local. Com descendência indígena, ele passou sua infância em Vila Velha, onde desenvolveu suas habilidades artísticas e musicais. Através de sua carreira, Jorge ganhou diversos festivais de música e realizou notáveis trabalhos no campo das artes plásticas, conquistando o reconhecimento e o carinho da comunidade.

Como parte da homenagem ao artista, a LITERALTA irá lançar o curta-metragem "Jorge e a Cidade". O filme retrata Jorge de Castro caminhando pelas ruas de Vargem Alta e pintando em tela alguns dos pontos icônicos da cidade. Essa produção audiovisual tem como objetivo mostrar a forte relação de Jorge com o espaço, destacando sua arte e paixão pela cultura local.

A 2ª Edição da Festa LITERALTA é uma realização da Tangerinas do Deserto Produções, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 018/2021 - Produção de Obras Literárias e Incentivo à Leitura, da Secretaria da Cultura (Secult). O projeto conta ainda com apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Vargem Alta e da Reserva Ambiental Águia Branca.

LITERALTA - Festa Literária de Vargem Alta

A LITERALTA é um projeto cultural que busca promover a literatura e dialogar com diversas formas artísticas, incluindo o audiovisual, as artes plásticas, a música e a cultura popular. Além de valorizar a literatura local e a narrativa oral, o evento busca um olhar decolonial, libertando a produção de conhecimento da episteme eurocêntrica.

Após o sucesso da primeira edição, realizada de forma virtual em 2021 com o tema "Oralidade e Tradição: Motrizes Africana", a 2ª edição da LITERALTA será realizada presencialmente na Estação Ferroviária do centro de Vargem Alta, com o tema "O Eco da Mata Que Ecoa na Palavra". O evento contará com apresentações culturais, shows musicais, mesas de debate, feirinha de livros, sessão de filmes, oficina e muito mais.

Todos estão convidados a participar da 2ª edição da Festa Literalta, que ocorrerá no dia 12 de agosto de 2023, na Estação Ferroviária do centro de Vargem Alta. Venha prestigiar a homenagem ao artista plástico e compositor musical Jorge de Castro e desfrutar de um dia repleto de cultura, literatura e reflexões sobre a natureza e a palavra.

Fotos: Marcelo Hirata

Serviço:

Evento: 2ª edição da Festa Literalta - "O Eco da Mata Que Ecoa na Palavra"

Data: 12 de agosto de 2023

Local: Estação Ferroviária do centro de Vargem Alta, Espírito Santo