SAAE de Vargem Alta não será privatizado e está ampliando oferta de água e tratamento de esgoto no município através de parcerias

25 de agosto de 2023 às 06h52.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Vargem Alta não será privatizado e nos últimos anos têm reforçado seu compromisso público expandindo a oferta de água potável e esgoto em todo o município.

O projeto que encontra-se em discussão na Câmara Municipal de Vargem Alta, explora as opções de Parcerias Público-Privadas (PPP's) que o município poderá adotar.

As PPP's têm se mostrado bem-sucedidas em outras áreas, como iluminação pública, energia solar e pavimentação de vias, impulsionando o desenvolvimento local e o bem-estar da população.

O município de Vargem Alta é integrante do programa "Cidades Inteligentes", do Governo do Estado, e está constantemente buscando investimentos em inovação e tecnologia para promover seu progresso, e as PPP's abrem um vasto campo de oportunidades para colaboração entre o setor público e privado, beneficiando diretamente toda população.

O prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, também é o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (Cisabes), Consórcio formado por 25 municípios capixabas onde a gestão das ações de saneamento básico é de responsabilidade dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE's), beneficiando aproximadamente 1 milhão de habitantes.

O prefeito ressalta que o diálogo sobre acabar ou privatizar o SAAE é infundado. "O foco é estabelecer parcerias para expandir os investimentos em tratamento de água e esgoto, fortalecendo a infraestrutura municipal e beneficiando cada vez mais a população de nossa cidade", disse.

Atualmente Vargem Alta tem projetos em andamento para melhoria do fornecimento de água, especialmente em São Benedito, onde o processo de desapropriação de terreno para a construção de uma nova estação de captação de água está em andamento, e vai captar e tratar três vezes mais do que a estação da sede do município, aumentando significativamente a capacidade de abastecimento de água. Essa unidade beneficiará diversas localidades, incluindo Vila Esperança, Richimond, Boa Esperança, Jaciguá e a própria sede de Vargem Alta.

Outro marco nos esforços de aprimoramento é a recente expansão da estação de tratamento de esgoto em Castelinho, resultado de investimentos conjuntos com o Governo do Estado.

O compromisso do município com o saneamento também reflete em iniciativas que contemplam a preservação dos recursos hídricos e a melhoria da qualidade de vida dos residentes. Um desses projetos é a futura estação de tratamento de esgoto na sede de Vargem Alta, que terá um impacto positivo tanto na saúde pública quanto no meio ambiente.

Em mais um passo importante em direção à excelência no serviço de tratamento de água e ampliação do trabalho do SAAE de Vargem Alta, no próximo dia 29 de agosto, terça-feira, acontecerá uma reunião com a concessionária de água e esgoto BRK, que abastece a comunidade de Santana. A pauta central deste encontro é encontrar soluções para a redução das tarifas de água e esgoto na localidade de Santana.

A intenção da Prefeitura de Vargem Alta é que o SAAE assuma o controle do tratamento de água em Santana, o que deve resultar em uma redução das tarifas cobradas aos residentes, beneficiando os moradores da região.

A cidade de Vargem Alta está comprometida com o fortalecimento de parcerias que impulsionem o saneamento e a qualidade de vida dos seus habitantes.

O SAAE é uma peça importante neste cenário e a colaboração entre o setor público e privado irá trazer melhorias significativas para a infraestrutura de água e esgoto, refletindo em um futuro mais saudável e próspero para toda a população do município.