Prefeitura de Vargem Alta e Polícia Civil promovem ação contra a violência doméstica no "Agosto Lilás"

25 de agosto de 2023 às 14h57.

A Praça Alberto do Carmo, no centro de Vargem Alta, se transformará em um local de conscientização e mobilização no dia 30t de agosto, a partir das 10 horas da manhã, quando a Prefeitura Municipal, em parceria com a Polícia Civil, promoverá uma ação em alusão ao "Agosto Lilás", Mês de Combate à Violência Contra Mulheres.

A campanha "Agosto Lilás" tem como principal propósito enfrentar a violência doméstica e familiar contra a mulher, e nesse sentido, buscará intensificar a divulgação e entendimento da Lei Maria da Penha. Além disso, a iniciativa pretende sensibilizar e conscientizar toda a sociedade sobre a urgente necessidade de erradicar a violência contra as mulheres, tornando visíveis os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos disponíveis para denúncia.

Iniciativa em Ação

O evento terá sua abertura oficial às 10 horas da manhã, marcando o início de um dia repleto de atividades voltadas à conscientização e ao apoio às mulheres. A partir das 10:30, estão programadas                .

Serviços Disponíveis

Durante toda a duração do evento, uma gama de serviços será oferecida às participantes, incluindo:

1. Atendimentos de Saúde: Serão disponibilizados testes rápidos e outros exames de saúde, visando o bem-estar integral das mulheres.

2. Orientação Psicossocial: Profissionais estarão à disposição para prestar apoio emocional e psicológico, auxiliando as mulheres a lidarem com situações difíceis.

3. Rede de Proteção Social: Informações sobre os serviços e recursos oferecidos pela rede de proteção social serão compartilhadas, garantindo o suporte necessário.

4. Ônibus da Polícia Civil/Delegacia Móvel: Um espaço seguro e confidencial será disponibilizado para atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

5. Atendimento Especializado: Profissionais qualificados estarão prontos para atender mulheres em situação de violência doméstica, proporcionando um ambiente de acolhimento.

6. Palestras Simultâneas nas Escolas: A conscientização será estendida às escolas, por meio de palestras que visam educar as gerações futuras.

7. Panfletagem no Comércio Local: A divulgação das informações se expandirá para o comércio local, levando a mensagem de combate à violência contra a mulher a um público mais amplo.

8. Projeto "Não Vista Essa Camisa": Uma apresentação especial do projeto buscará estimular reflexões sobre a luta contra a violência.

A ação no "Agosto Lilás" representa uma oportunidade significativa para a comunidade se unir em prol de um objetivo comum: eliminar a violência contra as mulheres. A participação ativa e a conscientização são passos essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Informações Gerais:

Evento: Ação contra a violência doméstica no "Agosto Lilás"

Data: 30 de agosto de 2023

Horário: A partir das 10h00

Local: Praça Alberto do Carmo, Centro de Vargem Alta

Participe e contribua para a construção de um futuro sem violência contra as mulheres!