Culminância do Projeto Abelha e Mel: Fortalecendo a Natureza e a Vida Humana através da Apicultura Rural

28 de agosto de 2023 às 16h06.

Na tarde de quinta-feira, dia 24 de agosto, o auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), aconteceu o ápice do “Projeto Abelha e Mel: Fortalecendo a Natureza e a Vida Humana por meio da Apicultura Rural”. Os participantes foram os alunos da turma do 1º ano vespertino da Escola Municipal de Educação Básica Alzira Gomes, localizada no centro de Vargem Alta. Este projeto foi idealizado pela professora da turma, professora Marilene Rosa Fraga Ferreira Dellecrode, e recebeu apoio das Secretarias de Educação, de Meio Ambiente e do Instituto Marcos Daniel, com participação especial do Apiário Vale das Águas.

O evento proporcionou aos familiares e participantes a oportunidade de valorizar o empenho aplicado dos alunos em relação ao tema do projeto. O trabalho lúdico dos alunos foi demonstrado através de diversas apresentações e atividades. Destaque para a recitação do poema “As Abelhas”, de Vinícius de Moraes, interpretada pela aluna Manuelle Salles Cremasco Rigo.

Creidimar Cremasco, proprietária do Apiário Vale das Águas, e Helimar Rabello, secretário de Meio Ambiente, atuaram como relatores honorários, articulando suas perspectivas sobre a relevância do projeto e das abelhas para o ecossistema, a gestora ambiental, Valdívia Rocha, e o educador ambiental, Gabriel Luis, ambos do Programa de Conservação da Saíra-apunhalada, forneceram comentários perspicazes, enfatizando a importância ecológica e educacional da iniciativa.

Entre as festividades, o evento foi enfeitado com apresentações de danças vibrantes dos alunos, mostrando ainda mais sua ligação com a natureza. Além disso, os participantes tiveram uma experiência deliciosa ao saborear os produtos do Apiário Vale das Águas. Isto proporcionou uma amostra tangível dos resultados frutíferos do envolvimento dos alunos com a apicultura e da sua compreensão do intricado processo de produção de mel.

A dedicação da professora Marilene e os esforços colaborativos da escola iluminaram o potencial do projeto no enriquecimento tanto da experiência educacional quanto da consciência ecológica das gerações futuras.