1ª Conferência Intermunicipal de Cultura das Montanhas Capixabas promoverá debates sobre Democracia e Direito à Cultura

29 de agosto de 2023 às 12h27.

No próximo dia 05 de setembro, um evento histórico na promoção da cultura e no desenvolvimento artístico das Montanhas Capixabas está prestes a acontecer. A 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura será realizada sob o tema "Democracia e Direito à Cultura", marcando uma importante iniciativa para fortalecer o cenário cultural na região serrana do Espírito Santo. O evento ocorrerá no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, localizado em Venda Nova do Imigrante, e reunirá representantes dos municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição de Castelo, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

A conferência tem como objetivo principal oferecer um espaço aberto e inclusivo para discussões em que as vozes das comunidades locais possam ser ouvidas e compartilhadas. Serão abordadas ideias inovadoras, questões culturais cruciais e estratégias para impulsionar o desenvolvimento artístico e cultural da região. A participação ativa da população é fundamental para construir um panorama sólido e representativo.

O evento será gratuito e estará acessível a toda a população interessada em promover a cultura nas Montanhas Capixabas. No entanto, devido à disponibilidade de vagas, é recomendado que os interessados se inscrevam com antecedência. As inscrições podem ser feitas preenchendo um formulário online disponível no link a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBbu0rqshpAXfQRG-uTXQ90fzVUO4K7D-CYcVqXsUQR9B4mw/viewform

A conferência promete ser um marco significativo na promoção da cultura e no fortalecimento da participação cidadã na construção do cenário cultural das Montanhas Capixabas. Com uma abordagem inclusiva e diversificada, o evento tem o potencial de gerar impactos duradouros na região, contribuindo para o enriquecimento do patrimônio cultural local e o estímulo à expressão artística.

A programação da conferência inclui uma série de atividades ao longo do dia, que abrangem palestras, grupos de trabalho (GTs), apresentações culturais e momentos de interação. A seguir, a programação detalhada:

Programação:

08h: Recepção

08h30: Abertura Oficial com apresentações culturais

08h50: Palestra "Sistema de Cultura", com Renata Weixter, presidente do Fórum Estadual de Cultura (Forcult)

10h10: Apresentação dos eixos de debate dos Grupos de Trabalho (GTs)

10h20: Abertura dos Grupos de Trabalho (GTs)

12h: Almoço

13h: Apresentação Cultural

13h20: Fechamento dos GTs e eleição dos delegados

14h30: Intervalo

15h: Palestra "A importância do MEI na profissionalização do agente cultural", com Marcos Secchin, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)