Prefeitura de Vargem Alta e Polícia Civil unidas no Agosto Lilás, mês de conscientização contra a violência à mulher

30 de agosto de 2023 às 15h47.

A Praça Alberto do Carmo, localizada no centro de Vargem Alta, se tornou um espaço de conscientização e mobilização nesta quarta-feira (30), no âmbito do Combate à Violência Contra as Mulheres. A ação, marcando o "Agosto Lilás", mês dedicado a essa causa crucial, foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e a Polícia Civil, empenhados em criar um impacto positivo e promover a igualdade de gênero.

O evento contou com uma série de atividades que visaram a sensibilização da sociedade sobre a importância de combater a violência doméstica, mostrando que a sociedade não tolera mais nenhum tipo de agressão.

Durante o evento, diversos serviços foram disponibilizados à população presente, abrangendo desde atendimentos de saúde com exames rápidos até orientação psicossocial. Informações sobre os recursos oferecidos pela rede de proteção social foram compartilhadas, enquanto uma van da Polícia Civil transformada em Delegacia Móvel ofereceu um espaço seguro e confidencial para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Também houve atendimento especializado para mulheres em situação de violência doméstica, palestras simultâneas em escolas locais, panfletagem no comércio do centro e a apresentação do projeto "Não Vista Essa Camisa".

Entre as atrações culturais, destaque para as apresentações da Banda Musical Paulino Francisco Moreira, da Escola Estadual Presidente Lüebke, e a leitura dramática realizada pela atriz, Amanda Malta.

O prefeito Elieser Rabello ressaltou a importância do evento como um passo essencial no combate à violência e na conscientização: "Estamos aqui reunidos para reafirmar nosso compromisso em combater a violência contra as mulheres e promover a conscientização no município".

A delegada chefe da divisão especializada de atendimento à mulher, Cláudia Demattê, destacou em consonância, que ação representa uma oportunidade significativa para unir a comunidade em torno de um objetivo comum que é erradicar a violência contra as mulheres. A participação ativa e a conscientização são passos fundamentais rumo a uma sociedade mais justa e igualitária.

Agosto Lilás

O oitavo mês do ano é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher através da campanha Agosto Lilás, que busca chamar a atenção da sociedade para o tema.

A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violências como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

A ação na Praça Alberto do Carmo é apenas um dos passos necessários para erradicar a violência doméstica em nossa cidade. O "Agosto Lilás" serve como um lembrete de que a conscientização e o apoio devem ser constantes em nossa sociedade.