Desfile Cívico Escolar de Vargem Alta celebra a educação e a história local

06 de setembro de 2023 às 13h49.

Na manhã desta quarta-feira, dia 6 de setembro, Vargem Alta se reuniu em uma celebração especial em antecipação ao Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o Desfile Cívico Escolar encantou o público presente com um tema que ressaltou a importância da educação na construção da história local: "Vargem Alta contando sua História através da Educação".

O evento reuniu todas as escolas da rede municipal de ensino, a Associação Pestalozzi, a escola Expoente e a Banda de Música do Estado Estadual Presidente Lüebke, bem como o animado grupo da Melhor Idade do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Um desfile diversificado e representativo que destacou a diversidade educacional e cultural do município.

Inicialmente programado para ocorrer na Praça Central da cidade, o desfile teve que ser transferido para o Parque de Exposição Lair Alvarenga devido às condições climáticas adversas, mas isso não diminuiu o entusiasmo dos participantes e do público.

O tema "Vargem Alta contando sua História através da Educação" foi a linha condutora do desfile, e a cada passo ao longo do percurso, a história do município foi apresentada de maneira criativa e envolvente pelas escolas. Os estudantes e participantes demonstraram seu orgulho pela herança cultural e educativa de Vargem Alta, recriando momentos históricos e destacando a importância do aprendizado em todas as eras.

Para os espectadores, o desfile ofereceu uma oportunidade única de se envolverem com a história e a cultura do município. Foi mais do que uma simples celebração da independência, foi um lembrete vívido do valor da educação como um veículo de transformação e progresso. Cada escola e grupo trouxe à vida seu pedaço da narrativa, mostrando como a educação é a base sobre a qual a comunidade local se constrói e prospera.