Escola de Vargem Alta realiza evento no Dia Nacional do Surdo

27 de setembro de 2023 às 15h47.

Neste dia 26 de setembro de 2023, Dia Nacional do Surdo, a Escola Municipal de Educação Básica de Tempo Integral (EMEBTI) “José Helvécio Altoé” celebrou este dia com um evento significativo e educativo. O workshop intitulado "Mãos que Falam" marcou o compromisso da escola em promover a conscientização e a inclusão das pessoas com deficiência auditiva.

A escolha da data, 26 de setembro, é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, atualmente conhecida como INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Essa data é celebrada graças às conquistas e às leis que oficializaram o Dia Nacional do Surdo em nosso calendário, principalmente nas instituições de ensino.

A importância dessa data é destacada pela Lei Nº 11.796, de 29 de outubro de 2008, que instituiu o mês de setembro como o "Setembro Azul", abrangendo também o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia do Atleta Paralímpico. A cor azul remete a um traje da Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas identificavam pessoas com deficiência por meio de uma faixa azul no braço.

Uma das principais conquistas para as pessoas com deficiência auditiva ao longo dos anos foi o reconhecimento nacional da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Isso foi previsto pela Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e pelo Decreto Nº 5.626/2005. O Ministério dos Direitos Humanos reforça a importância de desenvolver políticas públicas para a inclusão plena dessas pessoas na sociedade.

A pauta pedagógica do evento na EMEBTI "José Helvécio Altoé" foi cuidadosamente planejada e realizada. A programação começou às 8h com a execução do Hino do Município de Vargem Alta e do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, as autoridades presentes se reuniram para compor a mesa, incluindo a Secretária Municipal de Educação, Sra. Roseane Moulais Geraldo Altoé, a Diretora Tânia Maria Contarini Lunz Altoé e a Professora palestrante Ednay Bispo, que possui formação em Letras-LIBRAS, Pedagogia e Psicopedagogia.

A palestrante Ednay Bispo abordou aspectos pedagógicos relacionados à educação de surdos dentro das escolas e destacou a importância do amparo legal que garante o direito à inclusão. Ela enfatizou os Direitos Humanos das pessoas com deficiência e a necessidade de desenvolver políticas públicas para avançar ainda mais na inclusão.

A palestra também tratou da Língua de Sinais e das dificuldades em integrar o cotidiano e à formação dos indivíduos, além de abordar os preconceitos que cercam os surdos em relação à sua forma única de comunicação.

Ednay ressaltou que a escola desempenha um papel fundamental na desmitificação de preconceitos e na promoção de informações e educação para todos.

O Instrutor de Libras, Professor Claudiomir B. Stefanato, também participou da conversa, compartilhando a história de uma criança com surdez. Após a palestra, houve um momento de perguntas por parte dos presentes e uma exposição cultural de fotografias e livros feitos pelos alunos do 1º ao 5º ano.

No encerramento do evento, as crianças emocionaram os presentes cantando a música "Como é grande o meu amor por você", e os alunos protagonistas distribuíram lembrancinhas aos convidados.

A Diretora Tânia Mª CL Altoé agradeceu a equipe organizadora, a secretária municipal de Educação e a palestrante Ednay Bispo, bem como a todos os alunos envolvidos direta ou indiretamente nessa atividade enriquecedora que celebra o Dia Nacional do Surdo.

A Escola Municipal de Educação Básica de Tempo Integral "José Helvécio Altoé" continua demonstrando seu compromisso com a inclusão e a educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas habilidades auditivas.