Águas mais limpas em Guiomar e Richimond: Governo do Estado anuncia licitação para instalação de biodigestores em Vargem Alta

04 de outubro de 2023 às 06h48.

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) divulgou um aviso de licitação para a contratação de serviços para a instalação de kits de tratamento de efluentes domésticos rurais, conhecidos como Biodigestores.

Esses biodigestores serão implantados para atender as localidades de Guiomar e Richimond, no interior do município, no âmbito do Programa para a Conservação e a Revitalização de Bacias Hidrográficas no Estado do Espírito Santo (Probacias).

Essa parceria entre Prefeitura e Governo do Estado visa recuperar, preservar e conservar as Bacias Hidrográficas de Vargem Alta, por meio de ações que promovam um processo sustentável de uso e gestão dos recursos hídricos, a melhoria das condições socioambientais, o aumento da quantidade e a melhoria da qualidade de água para usos múltiplos, de forma participativa, integrada e permanente.

Além dos biodigestores, essa parceria forneceu ao município de Vargem Alta máquinas, caminhões e outros equipamentos, que são utilizados na construção de caixas secas, barraginhas e instalação de biodigestores.

Na noite desta segunda-feira, 2 de outubro, o prefeito Elieser Rabello, junto com o secretário municipal de Meio Ambiente, Helimar Rabello, e a vereadora Anna Gaburro, se reuniram com moradores de Guiomar e tiveram a oportunidade de esclarecer como será feita as instalações dos biodigestores na comunidade.

"A instalação destes biodigestores é mais um passo importante para tornar as águas dos rios e córregos que cortam nossa cidade ainda mais limpas, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar da população e de visitantes", afirmou o prefeito Elieser Rabello.

Licitação

As empresas interessadas em participar desta licitação têm até às 09 horas do dia 10 de outubro para encaminhar suas propostas. A abertura das propostas será realizada em uma sessão pública às 11 horas do mesmo dia.

A licitação ocorrerá por meio do sistema SIGA, e o edital completo pode ser acessado no endereço eletrônico www.compras.es.gov.br.

Para aqueles que desejam participar deste importante projeto, é necessário efetuar o cadastro no sistema SIFGA, seguindo as instruções disponíveis no endereço www.compras.es.gov.br/cadastro-de-fornecedores.

A iniciativa do Governo do Estado em relação aos biodigestores é um passo fundamental para promover a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais, contribuindo significativamente para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos de Vargem Alta.