Escola de Vargem Alta se destaca na IV Mostra de Astronomia do ES

10 de outubro de 2023 às 16h52.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Guilherme Milaneze, localizada no distrito de São José de Fruteiras, em Vargem Alta, brilhou na IV Mostra de Astronomia do Espírito Santo (MAES), realizada nos dias 2 e 3 de outubro de 2023. Sob a liderança da professora de Física, Karine Buzon Carvalho, os alunos se destacaram na produção de material e na apresentação de projetos que promoveram o aprendizado e a paixão pela astronomia.

O evento, que teve como objetivo educar, informar e inspirar alunos sobre o campo da astronomia e ciências espaciais, proporcionou uma experiência prática e visual aos estudantes da escola, facilitando a compreensão de conceitos complexos da astronomia. Os alunos tiveram a oportunidade de observar o cosmos através de telescópios, participar de experimentos e assistir a demonstrações ao vivo, tornando a aprendizagem mais tangível e envolvente.

A participação na MAES despertou o interesse pela ciência, especialmente na área da astronomia, levando os alunos a considerar carreiras e estudos futuros relacionados às ciências espaciais. E não se limitou apenas à astronomia, pois a integração de conhecimentos de diferentes disciplinas, como física, matemática, geografia e história, foi fundamental para uma compreensão holística do universo.

A professora Karine Buzon Carvalho, responsável pelo projeto, afirmou que "A MAES foi uma oportunidade incrível para nossos alunos explorarem o universo e aplicarem seus conhecimentos de forma prática. Eles se envolveram em projetos que abordaram desde as fases da lua até os buracos negros, demonstrando criatividade e dedicação."

Alunos como Jaine Rangel Mazocco, do 1º ano, destacaram a importância da experiência na MAES, não apenas no aprendizado astronômico, mas também no desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Ana Clara Martins Abilio, do 2º ano, enfatizou a oportunidade de superar desafios ao apresentar projetos para um grande público.

Laís Jurri Lopes, também do 1º ano, revelou que a participação na MAES a inspirou a seguir uma carreira em astronomia. Ela enfatizou a importância de nunca desistir e ter determinação para alcançar seus objetivos.

Um diferencial notável da participação da Escola Guilherme Milaneze na MAES foi a acessibilidade, tornando o evento inclusivo para todos os alunos, independentemente de suas habilidades. Além disso, a presença de astrônomos, professores especializados e entusiastas enriqueceu a experiência educacional, proporcionando um ambiente propício para a construção coletiva do conhecimento.

A MAES não apenas estimulou a paixão pela astronomia, mas também promoveu uma abordagem multidisciplinar, relacionando conceitos de astronomia com outras disciplinas, tornando o aprendizado mais abrangente e contextualizado.