Escolas da rede municipal de Vargem Alta recebem lixeiras de cooperativa em projeto de reciclagem

11 de outubro de 2023 às 11h37.

Nesta quarta-feira, dia 10 de outubro, três escolas da Rede Municipal de Ensino de Vargem Alta receberam a doação de lixeiras da COOTEVA (Cooperativa de Transporte de Vargem Alta). Esta é uma ação em parceria com a Secretaria de Educação do município. A iniciativa faz parte do projeto "Reciclando o Futuro", que visa não apenas promover a reciclagem, mas também educar as futuras gerações sobre a importância da preservação ambiental.

As escolas beneficiadas nessa primeira etapa foram a EMEBTI "José Helvécio Altoé", o CMEI "Vale da Lua" e a EMEB "Alzira Gomes". Além disso, outras 12 escolas ainda serão contempladas ao longo do projeto. A entrega das lixeiras representa um passo importante na conscientização ambiental das crianças e jovens que frequentam essas instituições de ensino.

A COOTEVA, que tem prestado serviços de transporte no município de Vargem Alta há 18 anos, é uma cooperativa orientada pelos 7 princípios do cooperativismo. Esses princípios incluem adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica dos cooperados, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade. Os três últimos princípios estreitam o Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (FATES), que permitiu a realização da compra das lixeiras.