Vargem Alta é 1º lugar no Prêmio Biguá 2023 com o programa Ser Mata Atlântica

17 de outubro de 2023 às 14h01.

O Programa Ser Mata Atlântica, uma iniciativa da Prefeitura de Vargem Alta, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação, em parceria com a Reserva Ambiental Águia Branca e o Instituto Marcos Daniel, que desenvolve o Programa de Conservação da Saíra-apunhalada, ficou em 1º lugar na categoria Poder Público do Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2023, promovido pela Rede Gazeta para premiar boas práticas ambientais.

O Prêmio Biguá de Sustentabilidade foi instituído em 2012 e tem como objetivo divulgar, valorizar e incentivar ações de recuperação e preservação dos recursos naturais do Espírito Santo.

O Programa Ser Mata Atlântica promove a capacitação continuada de educadores ambientais e a realização de diversas ações temáticas em escolas e comunidades de Vargem Alta, e visa a elaboração de uma disciplina curricular para os alunos do Ensino Fundamental, educando-os sobre os ecossistemas, a geografia, a cultura e a história da ocupação territorial de Vargem Alta, e ensinando conceitos básicos de ecologia e meio ambiente, a partir de uma perspectiva de ecossistemas, fauna e flora locais.

O prefeito Elieser Rabello recebeu o prêmio ao lado do secretário municipal de Meio Ambiente, e parabenizou todos os integrantes e colaboradores do Programa:

"Gostaria de agradecer a todos os envolvidos nesse projeto, que desempenharam um papel fundamental para esse reconhecimento no Prêmio Biguá. Essa conquista é um motivo de orgulho para Vargem Alta e destaca nosso comprometimento com práticas ambientais exemplares. Vamos continuar trabalhando juntos para construir um município mais sustentável e consciente, investindo na capacitação de nossos educadores e na educação de nossas crianças para formarmos cidadãos com valores ambientais em prol de um futuro sustentável e com mais qualidade de vida. Parabéns a todos!", afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Helimar Rabello, também comentou a premiação e falou da importância do programa para o futuro de Vargem Alta:

"O Ser Mata Atlântica é um exemplo do que podemos alcançar quando trabalhamos juntos. Essa premiação é o reconhecimento do nosso compromisso com a preservação ambiental e educação de qualidade em nosso município. O programa não apenas capacita educadores ambientais, mas também enriquece a educação de nossos alunos sobre as riquezas naturais de nossa cidade, estreitando as relações entre estudantes, escolas, comunidades, empresas, reservas ambientais e defensorres do meio ambiente", disse Helimar.

Além do prefeito Elieser e do secretário de Meio Ambiente, também compareceram à cerimônia de premiação a ex-secretária municipal de Educação, Michele de Oliveira Sampaio, a representante da Reserva Ambiental Águia Branca, Aline Roberta Queiroz Lobato, e a representante do Instituto Marcos Daniel, Valdivia Rocha Ferreira Caetano.