Prefeitura e Ministério Público do Espírito Santo fortalecem a rede de apoio psicossocial às vítimas de violência em Vargem Alta

18 de outubro de 2023 às 12h09.

Nesta terça-feira, 17 de outubro, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do seu Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NAVV), realizou uma importante reunião em Vargem Alta, cujo foco foi discutir a essencial rede de acolhimento psicossocial para vítimas de violência. Além disso, na ocasião, foi apresentada a minuta do termo de cooperação mútua a ser celebrado entre o Ministério Público e o município.

O objetivo central da reunião foi o fortalecimento das parcerias com as redes de saúde municipais, visando o desenvolvimento de políticas públicas que assegurem direitos e garantias às vítimas de violência. Estas políticas incluem o fornecimento de amparo médico, psicológico e social, abordando tanto as necessidades imediatas como os desafios de longo prazo enfrentados por aqueles que sofreram violência. O enfoque é encerrar o ciclo da violência, abordando não apenas o ato em si, mas também o período anterior e posterior a ele. Isso é crucial para a prevenção e tratamento de traumas e emocionais.

Diversas autoridades estiveram presentes nesse encontro, incluindo a procuradora geral do município, Paula Sartório, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Camila Lorenzoni, a subprocurador geral, Susana Pizetta de Moraes Sabadini, a diretora da Estratégia Saúde da Família da Secretaria de Saúde, Maria Aparecida Viana Marchetti, a Procuradora de Justiça Dra. Márcia Jacobsem, e a coordenadora do NAVV, a servidora Simone Cassari.

O Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NAVV) é uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) dedicada a oferecer suporte psicossocial e jurídico a vítimas de violência. O NAVV desempenha um papel vital na promoção de políticas públicas que visam atender às necessidades dessas vítimas, contribuindo para o tratamento de traumas físicos e emocionais, além de buscar estratégias eficazes para prevenir a ocorrência de novos atos de violência. Com esta reunião e o termo de cooperação mútua em perspectiva, o MPES e o Município de Vargem Alta reforçam seu compromisso com a segurança e o bem-estar das vítimas de violência na região.