Projeto de construção de rampa de escape e outras melhorias na Rodovia ES-164 é apresentado a população

19 de outubro de 2023 às 16h23.

Representantes da empresa Techvias Engenharia e do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), apresentaram o projeto da construção de uma rampa de escape com caixa de retenção e outras melhorias na Rodovia ES-164, que liga Vargem Alta a Cachoeiro de Itapemirim, com a finalidade de reduzir acidentes fatais na Serra de Soturno.

A apresentação ocorreu na noite desta quarta-feira, 18 de outubro, durante uma reunião pública na EEEFM Zacheu Moreira de Fraga, em Vargem Grande de Soturno, e contou com a presença de moradores da região, de lideranças locais, do prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, de secretários municipais e vereadores de Vargem Alta e de Cachoeiro, além da participação de deputados estaduais da Região Sul.

O diretor-presidente do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, deu início a reunião falando dos alarmantes índices de acidente neste trecho, considerado um dos mais altos do Estado.

Ao menos 104 vidas já foram perdidas em acidentes na Serra de Soturno, principalmente no trecho popularmente conhecido como “curva da morte”. De acordo com o DER-ES, só de 2017 até 2023 ocorreram 82 acidentes na região, muitos deles com vítimas fatais.

Segundo Freitas, os altos índices de acidentes e os diversos pedidos dos prefeitos de Vargem Alta e de Cachoeiro, sensibilizaram o governador Renato Casagrande, que exigiu que o órgão solucionasse o problema.

A engenheira da Techvias, Dariane Miranda, detalhou os estudos realizados e explicou as modificações que serão realizadas na rodovia.

Dariane destacou que os estudos foram abrangentes e incluíram não apenas a chamada "curva da morte", mas todo o trecho de descida de serra, que se estende desde a BR-262 até Vargem Grande de Soturno, cortando o município de Vargem Alta de Norte a Sul.

“Identificamos não apenas onde ocorrem os acidentes, mas também a região onde muitos problemas mecânicos nos veículos começam a se manifestar”, explicou Dariane.

As intervenções planejadas abrangem um trecho de aproximadamente 4 quilômetros, entre os quilômetros 347 e 351, e incluem melhoria de traçado da ES-164, acréscimo de pistas e acostamento, implantação de 2 interseções, implantação de área de escape e de área para base de apoio.

A rampa de escape é um dispositivo de segurança rodoviária que visa proporcionar uma área isolada para a frenagem de veículos desgovernados e terá aproximadamente 300 metros de extensão, sendo construída um pouco antes da perigosa "curva da morte". Esse ponto foi escolhido com base em análises técnicas, levando em consideração a topografia da região e o histórico de problemas mecânicos dos veículos nessa área.

O valor estimado da obra é de aproximadamente 100 milhões de reais, e o presidente do DER-ES garantiu que os recursos necessários para a realização desse projeto já estão garantidos.

Freitas ressaltou a importância do apoio aos prefeitos da região, Elieser e Victor, que estão em constante diálogo com o governador Renato Casagrande. Além disso, anunciou que o trecho que vai de Jaciguá a Boa Esperança será licitado em novembro deste ano, fazendo parte de um volume significativo de investimentos do Governo do Estado na infraestrutura da região.

“Essa obra não tem digital, não tem um pai. É um pedido antigo de políticos e dos moradores da região, mas devo informar que os prefeitos Elieser e Victor estão sempre pedindo uma atenção especial para resolvermos essa questão para salvarmos vidas. O governador Renato Casagrande determinou que buscássemos uma solução e hoje estamos aqui dando o primeiro passo, apesentando o projeto a vocês e esclarecendo quaisquer dúvidas. Só existem 13 rampas de escape no Brasil e agora o governador Casagrande determinou a construção de duas no Espírito Santo, sendo essa na Serra de Soturno a primeira rampa de escape do Estado”, disse Freitas.

Em seu discurso, o prefeito Elieser manifestou o sentimento de alegria e gratidão em ver essa importante obra tomando forma.

"O meu sentimento hoje é de gratidão. Gratidão ao governador Renato Casagrande, que entendeu a importância e atendeu essa solicitação antiga dos motoristas e moradores de Vargem Alta e região. Gratidão ao DER-ES e a Techvias, que elaboraram esse belo projeto que salvará inúmeras vidas após sua conclusão. Essa obra será um marco para nossa região, para o Espírito Santo e um exemplo de segurança viária para todo o Brasil", disse Rabello.

As melhorias na rodovia ES-164 representarão um passo importante na redução do número de acidentes fatais, proporcionando segurança aos motoristas que utilizam frequentemente essa estrada que liga as Regiões Sul e Serrana do Espírito Santo.

A previsão é que o projeto final seja apresentado até dezembro e que os trâmites legais e as obras comecem em 2024.

Com a conclusão da obra, espera-se que a descida da Serra de Soturno fique mais segura e que tragédias no local se tornem uma lembrança do passado.