Operação Virtude orienta idosos de Vargem Alta sobre crimes contra a pessoa idosa

26 de outubro de 2023 às 17h04.

Idosos do Centro de Convivência de Vargem Alta participaram de uma palestra orientativa organizada por agentes da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-DEAM). A ação ocorreu do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na última quarta-feira, 25 de outubro, e contou com a presença de dezenas de idosos do município.

A palestra foi ministrada pela Drª Edilma Lúcia Barbosa, delegada da DEAM e DPCAI, por Núbia Bazeth Silva, escrivã da DEAM e por Victor Ribeiro Leal, escrivão da DPCAI - Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente e Idoso.

Esta ação faz parte da Operação "Virtude", deflagrada em âmbito nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem como objetivo combater todos os tipos de violência contra a pessoa idosa.

No Estado, a Gerência de Operações Integradas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Geop/Sesp) comanda as ações, realizadas em conjunto pelas Polícias Civil (PCES) e Militar (PMES) do Espírito Santo, pelos respectivos coordenadores das Operações Nacionais de Grupos de Vulneráveis.

Os idosos foram alertados quando devem procurar ajuda das autoridades. "Quando houver suspeita ou confirmação de violência contra a pessoa com 60 anos ou mais de idade. Não deixe de denunciar, pois a família e a sociedade devem colaborar para o bem-estar da pessoa idosa e assegurar a sua dignidade, liberdade, inclusão e participação”, afirmaram os palestrantes.

Trata-se da Lei Federal nº 10.741/2003, que se destina a regular direitos e garantias assegurados às pessoas idosas, como a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Tipos de violência

Os tipos de violência mais praticados contra idosos são: violência física, que é o uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar dor, incapacidade ou morte; violência psicológica corresponde à agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social; violência sexual, que se refere ao ato sexual com pessoas idosas, mediante coação com violência física ou ameaças; abandono, que se manifesta pela ausência de amparo ou assistência pelo (s) responsável (s) em cumprir o dever de cuidado para com a pessoa idosa; e negligência, que se refere à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais.

Essa lista inclui violência financeira ou econômica, que consiste na exploração imprópria ou ilegal ou ao uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros e patrimoniais; discriminação, que se refere a comportamentos discriminatórios, ofensivos, desrespeitosos em relação à condição física característica de uma pessoa idosa, desvalorizando e inferiorizando-a simplesmente por sua condição.

"Seja qual for o tipo de violência, o fato é que essa prática pode e deve ser denunciada para que os nossos idosos, além de respeitados, não corram risco, inclusive, de morte", concluíram os palestrantes.